Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

1 de maio de 2008

PINDAMONHANGABA (SP) RECUPERA SUAS BACIAS

RIBEIRÃO GRANDE, AFLUENTE DO RIO PARAÍBA DO SUL, USADO PARA LAZER
Com verba do FEHIDRO e atendendo dispositivo do recém aprovado Plano Diretor do Município, a PM de Pindamonhangaba concluiu amplo e minucioso levantamento das bacias do Ribeirão Grande e do Rio Piracuama que além de atender considerável população rural é usado por toda a população da região como local de lazer, pela qualidade de suas águas e exuberante natureza. Segundo o Diretor da Secret. de Integração e Meio Ambiente o Engº. Carlos Marcondes, estão sendo iniciadas obras e ações propostas no trabalho dos estudos realizados nas bacias.

O Ribeirão Grande e o Rio Piracuama são afluentes da margem esquerda do Rio Paraíba, têm suas nascentes nos contrafortes da Serra da Mantiqueira, região de natureza exuberante e preservada, motivo por ter sido protegida e transformada em Área de Proteção Ambiental – APA – municipal e federal da Mantiqueira. As sub-bacias hidrográficas do Ribeirão Grande e do Rio Piracuama estão localizadas ao norte de Pindamonhangaba, município do Vale do Paraíba, interior de São Paulo e fazem divisa com os municípios de Campos do Jordão, Santo Antonio do Pinhal, Guaratinguetá e Tremembé.

3 comentários:

  1. Entrei nas Aguas do Ribeirão este fim de semana e senti um cheiro fortíssimo de esgoto, as casas que estão instaladas nas margens do rio estão jogando seu esgoto no rio, e o mesmo está sendo contaminado. A Prefeitura de Pindamonhanagaba não está tomando nenhuma providência para resolver este problema.

    ResponderExcluir
  2. Crissandra,

    O trabalho de recuperação do Ribeirão Grande foi iniciado o ano passado e mais de duzentas residencias foram notificadas a parar de jogar esgotos nas suas aguas.
    Vc pode ligar para o setor de meio ambiente da Prefeitura de Pinda - Eng. Calic tel 12-36445600 e solicitar maiores informações.

    ResponderExcluir
  3. É uma pena que continuem a jogar esgoto num lugar tão lindo, mas onde eles devem jogar seu esgoto? Onde construir suas """fossas""" sem perigo de contaminar o solo e com isso contaminar o rio do mesmo jeito?As autoridades competentes tem que tomar urgente uma solução para que aquele lugar não se perca, por que é de tamanha beleza e é um presente de Deus e devemos conservar este presente, para que futuras gerações possam usufruir de um lugar lindo e reconfortante para a alma.
    Um abraço, Maria

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br