Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de junho de 2008

ACIDENTE AMBIENTAL DEIXA 150 MIL SEM ÁGUA EM SP


Óleo em represa deixa 150 mil sem água em São Paulo
Agência Estado

Um acidente ambiental, que contaminou com óleo diesel uma das represas de captação, provocou o corte no abastecimento de água para 150 mil moradores de São José do Rio Preto, a 440 km de São Paulo.

Um caminhão com dois tanques de combustível capotou na noite de ontem às margens da rodovia Washington Luiz (SP-310), despejando 22 mil litros de óleo diesel no córrego Aterradinho, que deságua numa das represas de captação de água.A rápida montagem de barreiras de contenção por um grupo de prevenção de emergências, formado por técnicos dos Bombeiros, Defesa Civil e Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), impediu que grande parte do óleo chegasse à represa, mas não evitou que ela fosse contaminada.


O Serviço Municipal Autônomo de Água e Esgoto (Semae) desligou a captação da represa para avaliar o grau de contaminação. O superintendente do Semae, Nicanor Batista Júnior, disse que o racionamento deve durar até segunda-feira, quando novos testes bacteriológicos e químicos serão feitos para avaliar o grau de contaminação, que segundo ele, por enquanto é "superficial".


O problema maior é o receio de que eventuais chuvas possam levar o óleo incrustado nas margens e na vegetação para a represa, aumentando a contaminação. "Se chover, não haverá como evitar que a represa receba esse material residual que está no córrego, pois a contenção com sacos de areia e barreiras de terra não vai impedir", declarou Batista Júnior. A.ESTADO
(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )

2 comentários:

  1. Todos temos que proteger os rios , lagos , lagoas .
    Tem uma frase muito interressante que é:´´A água é renovavel mas nao é inesgotavel``.

    ResponderExcluir
  2. Olá pessoal...
    Hora de repensarmos nossos usos e costumes...
    Será que 150 mil pessoas sem água é pouco???
    O jogo está virando...
    E a notícia pode mudar: No estado de São Paulo 150 mil pessoas com água.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br