Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de junho de 2008

EXPOZARAGOZA 2008



Brasil participa da maior feira internacional sobre água e sustentabilidade

Por Denise Caputo, da ANA

Brasil terá site oficial de sua participação na Expo Zaragoza 2008.De 14 de junho a 14 de setembro, mais de cem países estarão envolvidos em discussões sobre os recursos hídricos sob variadas perspectivas: ambiental, energética, agrícola, turística, cultural, econômica e tecnológica.

Trata-se da Expo Zaragoza 2008, evento que pretende envolver governos, entidades internacionais, organizações não-governamentais e empresas no debate sobre um dos maiores desafios da humanidade: o uso sustentável da água.

País que abriga parte significativa dos recursos hídricos do planeta, o Brasil vai levar sua diversidade ambiental e cultural, bem como suas experiências em gestão participativa da água, para a feira.

Já no segundo dia de evento (15), quando será comemorado o Dia do Brasil na Expo, haverá apresentações culturais variadas (como um espetáculo do Boi de Parintins e um show de Gilberto Gil e convidadas) e uma mesa-redonda sobre a Política Nacional de Recursos Hídricos, com a participação do diretor-presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, do comissário do Brasil na Expo 2008, João Bosco Senra, entre outros.Tribuna da ÁguaDentro da programação da Expo Zaragoza 2008 acontecerá a Tribuna da Água, um espaço de debates técnicos distribuídos em Semanas Temáticas. Serão apresentados trabalhos sobre as diversas ações, programas e projetos relacionados com os desafios da gestão dos recursos hídricos desenvolvidos pelo governo federal, empresas estatais e governos estaduais.

Entidade responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, a ANA vai apresentar um de seus principais projetos: o Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes), que visa a reduzir a poluição por esgotos domésticos nos rios brasileiros. Além disso, a ANA vai levar a sua experiência com gestão descentralizada e participativa das águas.

Outros assuntos a serem abordados pela ANA em Zaragoza são: o Programa de Desenvolvimento dos Recursos Hídricos (Proágua), que já melhorou a qualidade de vida de 4,7 milhões de pessoas no semi-árido brasileiro e está sendo ampliado para o resto do País; o monitoramento de água na Bacia Amazônica; a operação de reservatórios para a geração de energia elétrica, entre outros.

Para obter mais informações sobre programas e projetos da ANA, acesse http://www.ana.gov.br/.

Estande

O Brasil vai contar com um estande com 271 metros quadrados no Pavilhão da América Latina, cujo tema é “Sob a Chuva, Florestas Tropicais e Bosques de Clima Temperado”. O estande brasileiro terá como temas principais as bacias do Amazonas, do Prata e do São Francisco.

Brasil lança sítio oficial de sua participação na Expo Zaragoza 2008

Um sítio eletrônico dedicado à programação da Expo Zaragoza 2008, evento internacional que vai mobilizar mais de cem países em torno da questão da água e do desenvolvimento sustentável.

Acesse http://www.brasilnaexpo2008.com.br/ e confira tudo o que vai acontecer nos três meses de feira: mesas redondas, painéis, apresentações culturais etc. No portal, o internauta encontrará fotos, notícias e vídeos sempre atualizados.

Realizada de 14 de junho a 14 de setembro, a Expo Zaragoza 2008 vai envolver governos, organizações da sociedade civil, organismos internacionais e empresas no debate sobre o uso sustentável da água.

O Brasil vai levar sua diversidade cultural e experiência na gestão das águas para a feira.Programas em destaqueEntidade responsável pela implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, a Agência Nacional de Águas (ANA) vai mostrar as seguintes iniciativas na Expo Zaragoza 2008:Programa Despoluição de Bacias Hidrográficas (Prodes)O Prodes tem como objetivo estimular a implantação de sistemas de esgotamento sanitário, reduzindo os índices de poluição dos rios brasileiros.

Sem financiar diretamente obras ou equipamentos, o programa remunera o prestador de serviços de saneamento em razão dos índices de abatimento da poluição.ProáguaInvestimentos em infra-estrutura e em gestão de recursos hídricos: esta é a receita que melhorou a qualidade de vida de 4,7 milhões de pessoas na região semi-árida.

Com o apoio do Banco Mundial, o governo brasileiro agora amplia o programa para o restante do país.Atlas NordestePartindo do diagnóstico do abastecimento de água em mais de 1,3 mil cidades dos nove estados do Nordeste e do Norte de Minas Gerais, a Agência Nacional de Águas (ANA) aponta alternativas para ajudar a resolver as demandas atuais e futuras de água na região.

Os benefícios do Atlas Nordeste alcançam cerca de 34 milhões de brasileiros.Gestão descentralizada e participativa das águasCom os comitês de bacia, integrados por representantes do poder público, dos setores usuários e da sociedade civil organizada, o Brasil vem demonstrando consideráveis avanços na gestão descentralizada e participativa de seus recursos hídricos.

Rede Hidrometeorológica

A Rede Hidrometeorológica conta com mais de 13,7 mil estações em todo o Brasil. Ela coleta dados fluviométricos e pluviométricos, subsidiando as decisões dos gestores de recursos hídricos e o desenvolvimento de estudos. Algumas estações possuem monitoramento telemétrico, o que permite acompanhar, em tempo real, os dados de chuvas e o nível dos rios.(Envolverde/ANA)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída. Desenvolvido por AW4 Tecnologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br