Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

5 de junho de 2008

IBGE RECOMENDA MAIOR PRESERVAÇÃO DOS NOSSOS RIOS

Foto do Córrego Tiburtino - Zona Oeste de São Paulo - deságua no Rio Tietê

05/06/2008 - DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE

Brasil precisa avançar na preservação de rios e no combate ao tráfico de animais, diz IBGE Por Luana Lourenço, da Agência Brasil Brasília - A qualidade das águas dos rios brasileiros está longe de alcançar patamares ideais. O diagnóstico é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e consta da terceira edição do relatório dos Indicadores de Desenvolvimento Sustentável 2008 (IDS 2008), divulgado nesta quarta-feira (4). De acordo com o levantamento, nenhum rio ou represa do país alcançou a classificação ótima no Índice de Qualidade da Água (IQA).

O IDS analisou 23 indicadores divididos nos temas atmosfera, terra, água doce, oceanos, mares e áreas costeiras, biodiversidade e saneamento. Segundo o IBGE, os resultados do levantamento referentes à área ambiental apresentam os indicadores mais negativos ou em evolução lenta.
Os resultados mais preocupantes em relação à qualidade da água, segundo o IBGE, foram registrados no Rio Tietê, em São Paulo, Rio Iguaçu, na região metropolitana de Curitiba (PR), e Rio das Velhas, que corta Belo Horizonte.
A situação também é crítica na bacia do Paraguaçu, que banha a região do Recôncavo Baiano e no Rio Ipojuca, em Pernambuco.De acordo com o IBGE, a contaminação por resíduos domésticos e industriais já começa a provocar escassez de disponibilidade de água de qualidade mesmo em áreas com abundância de recursos hídricos.
Outro resultado que aponta para a necessidade de acelerar as políticas ambientais no país é o aumento do número de espécies ameaçadas de extinção e o avanço de registro de animais comercializados ilegalmente, apontados pelo IBGE.Entre 1989 e 2004, o número de espécies ameaçadas de extinção no Brasil saltou de para 398 para 627.
Segundo o IBGE, os grupos que apresentam maior número de espécies ameaçadas são as aves, os peixes de água doce e os insetos, com 160, 142 e 96 espécies, respectivamente.Em relação ao tráfico de animais, o IBGE calcula que, anualmente, 38 milhões de animais são comercializados internacionalmente e o Brasil é um dos principais fornecedores, responsável por 10% do mercado.
Em 2005, mais de 37 mil animais que seriam comercializados ilegalmente dentro e fora do país foram apreendidos, mais que o dobro do número registrado em 2000. (Envolverde/Agência Brasil)
© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
(“para fins de direitos autorais de imagem declaro que a foto usada acima não é de minha autoria e que o autor não foi identificado”. )

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br