Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de junho de 2008

VAMOS SALVAR O RIO IGUAÇU?

Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo Pesquisa do IBGE mostra que o principal rio do Paraná é o segundo mais poluído do Brasil

Rio Iguaçu, o 2º mais poluído do país, não tem perspectiva de melhora


O rio que corta o Paraná é o segundo mais poluído do Brasil. Elevada quantidade de moradores na bacia do Iguaçu e baixa vazão são apontados como agravantes da poluição
As famílias que vivem ao redor do Rio Iguaçu, em Curitiba e região metropolitana, vão continuar sofrendo com a poluição nos próximos anos.

A afirmação foi feita pelo gerente da agência de bacias do Alto Iguaçu, Enéias Souza Machado, da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa), órgão ligado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
Uma pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), entre os anos de 2002 e 2004, apontou o Rio Iguaçu como o segundo mais poluído em grandes cidades brasileiras. Perde apenas para o Rio Tietê, em São Paulo. Machado não contesta a pesquisa do IBGE.


Obras e baixa vazão
Obras de saneamento básico para mudar o panorama estão sendo feitas, mas o problema é físico. “Mesmo com as obras ao longo dos próximos anos, os rios do Alto Iguaçu vão continuar com uma poluição elevada, pois são rios de baixa vazão e com muita gente morando em volta”, explicou Machado.
Entre os rios que fazem parte do Alto Iguaçu estão o Belém, o Atuba e o Barigüi. Rios que passam entre áreas com intensa habitação em Curitiba e região.

Sobre o Rio Iguaçu, Machado explica que são basicamente dois fatores para a elevada poluição. “Primeiro, é o passivo ambiental, que já há algumas décadas existe, com falta de investimento no saneamento ambiental. Isso não só aqui no Paraná, mas no país inteiro”, disse.


O segundo fator é referente aos moradores em volta do rio. “Numa região de início de bacia existem 2,5 milhões de habitantes. É muita gente em volta do rio. As obras de saneamento melhoram a condição, mas ainda fica uma poluição residual, não desprezível e ainda elevada”.
A qualidade da água do Rio Iguaçu melhora conforme se afasta do aglomerado de moradias na região metropolitana e quando a vazão do rio aumenta. “Em Foz do Iguaçu (Oeste) a qualidade é altíssima, pois a vazão é muito grande no local”, afirmou Machado. Uma das soluções apontadas pelo gerente da agência de bacias para a despoluição do Rio Iguaçu é o sistema de flotação, que já é utilizado em São Paulo. “Além das obras de saneamento é feito o tratamento do leito do rio. Isso é uma ação que pretendemos implantar num médio prazo. No primeiro momento é colocar esgotos onde ainda não existem”, definiu. Fonte: GAZETA DO POVO

4 comentários:

  1. O que podemos fazer para salvar o RIO IGUAÇU???

    ResponderExcluir
  2. A baixa vazão também não é decorrente do grande assoreamento que por sua vez é originado em grande parte do desmatamento, principalmente nas várzeas e no caso de Curitiba, do aterramento de grandes areas dos chamados banhados do rio Iguaçú?

    ResponderExcluir
  3. Marcelo,
    Não quero responder, por responder...
    Prometo que neste final de semana vou pesquisar com mais detalhes o
    que acontece e os porquês e volto a responder prá vc...
    Uma coisa eu digo...é sério e preocupante...é o 2º mais poluído,
    correto? e sua foz tem um valor turistico inestimável para o Paraná e
    para o Brasil...alguma coisa tem que ser feita e muito breve...
    que tal um "SOS Rio Iguaçu?"
    Aguarde!!!
    Abçs

    ResponderExcluir
  4. Precisamos nos unir pra podermos fazer algo, pois vai demorar até que as autoridades tomem alguma providência, até porque não é prioridade para eles. Temos que lutar pelos nossos rios e por nossa natureza sempre foi tão maltratada pela humanidade.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br