Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

7 de julho de 2008

BARRAGENS NO RIO PARNAÍBA, NO PIAUÍ, CAUSAM PROBLEMAS

Obras da barragem de Piaus - Rio Parnaiba no Piauí

A REAPI afirma que o Governo agiu de forma desonesta com os moradores da região onde está sendo construída a Barragem de Piaus

Ambientalistas da Rede Ambiental do Piauí – REAPI dizem que problemas sociais e ambientais devem se agravar com a construção de cinco barragens que estão projetadas para serem construídas no Rio Parnaíba.

A afirmação dos ambientalistas tem por base a manifestação ocorrida nos municípios de Pio IX e São Julião com a participação 200 trabalhadores na última segunda-feira (02), que ocuparam a área da construção da Barragem de Piaus, no sul do Piauí.
Cerca de 300 famílias esperam desde o ano de 2005 uma indenização por parte do Governo, como compensação pela saída do local de onde moravam. A área está sendo inundada pelo lago da barragem que é de responsabilidade do DNOCS – Departamento Nacional de Obras Contra a Seca.
A REAPI afirma que o Governo agiu de forma desonesta com os moradores da região onde está sendo construída a Barragem de Piaus, e que isso mostra que o Governo do Estado não tem “responsabilidade” com o cidadão piauiense. Judson Barros, coordenador da REAPI, afirmou ainda que os ambientalistas não são contra o desenvolvimento, mas desde que esse seja sustentável.
“Se o governo não cumpre com 300 famílias imaginem 2000 famílias que serão retiradas de seus locais do Rio Parnaíba para a construção de cinco hidrelétricas. E não se falando do impacto ambiental na região com as inundações e a escassez no abastecimento de água na capital”, disse o coordenador da REAPI Judson Barros.
Os ambientalistas contestam ainda a construção das cinco hidrelétricas com recursos do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento, dizendo que o Governo não tem competência administrava e nem responsabilidade sócio-ambiental para construção dessas obras no Rio Parnaíba, o maior rio do nordeste. Afirmam ainda que são obras eleitoreiras e que parte do dinheiro é desviado para financiamento de campanhas.

Para o agrônomo e ambientalista, Avelar Damasceno Amorim, também coordenador da REAPI, o Piauí tem um péssimo gerenciamento dos seus recursos naturais, principalmente o hídrico.
“No Piauí não temos um modelo de gerenciamento eficaz dos nossos recursos hídricos, a exemplo dos comitês de bacia hidrográfica que nunca foram criados, e sim inviabilizados por esse Governo que atrasa a cada dia uma discussão mais ampla com a sociedade.”, disse.
Fonte: REBIA Nacional / Assessoria REAPI / RiachoNet / Dionísio Carvalho. 07/07/2008

Um comentário:

  1. Sou contra as barragens pois elas trazen danos ao meio ambiente e muitas familias são afetadas,deixando suas moradias e sem rumo!!!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br