Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

4 de julho de 2008

SALVANDO AS ÁGUAS DO RIO APA

KIT EDUCATIVO "PÉ NA ÁGUA"


Kit do projeto Pé na Água contém livro, CD-Rom, revista e cartilha bilíngüe para atender alunos da fronteira Brasil-Paraguai (clique na imagem para ampliá-la).
Ilustração: Paulo Moska




"O Rio Apa é um rio que banha a fronteira entre o estado de Mato Grosso do Sul e a república do Paraguai."

É um rio de águas rasas e límpidas na maior parte do ano, que corre entre serras, o que por sua vez, na época das chuvas sobe e baixa rapidamente. Suas matas ciliares são virgens na maioria, com apenas pequenos pontos de acesso para o gado das fazendas da região;
É de difícil navegação quando de seu nível mais baixo, pois possui várias corredeiras, pedreiras e cascalheiras com degraus, carecendo de guias treinados para tanto, disponíveis no local;
O rio Apa é a linha divisória (fronteira) entre Brasil e Paraguai Pescador: Hedmo Desa (EUA) Peixe: Jaú (Paulicea Luetkeni) aproximadamente 70 kg Local da pesca: Paraíso do Apa - Rio Apa - Colônia Cachoeira, município de Porto Murtinho-MS Data: fevereiro de 2003 Isca: minhocaçu Modalidade: pesque e solte Obs: rio estava bem cheio, pescaria ocorreu com o barco poitado
É o principal afluente do rio Paraguai no quesito Piracema (subida de peixes), dado o seu perfil de corredeiras e suas características geográfica e geológica bastante peculiares;
O trecho mais piscoso do rio é a porção que fica abaixo da Cachoeira Grande, esta que se forma bem na junção das águas do rio Perdido com o rio Apa, e que é, naturalmente, um obstáculo à passagem dos cardumes para a parte acima da Cachoeira.

O Projeto Pé Na Água
Para montar o kit sobre a região, a equipe do Pé na Água - da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), foi a campo numa expedição, coletou dados nos sete municípios da bacia hidrográfica no Brasil e transformou as informações para uma linguagem acessível.
Realizou oficinas nas escolas da bacia com o material e ainda coletou e incorporou sugestões dos professores para, finalmente, trazer os dados a público em formato de publicações.

No livro, 19 autores abordam diferentes aspectos da realidade da região da bacia do Apa como desmatamento, fauna, flora, saneamento básico, atividades econômicas, contexto paraguaio, geografia, pesca e cultura.
Parte dos artigos foi gerada por técnicos e pesquisadores que há anos trabalham com gestão de águas no Brasil. Esses artigos refletem os mecanismos legais disponíveis no país para a conservação dos recursos hídricos como a política, estrutura de gestão, legislação, controle social e educação ambiental.

As peculiaridades da gestão de águas partilhadas por mais de um país, como é o caso do rio Apa, que é linha de fronteira, permeiam as reflexões dos artigos. O CD-Rom encartado no livro tem todos os materiais em formato digital e ainda planos de aula, artigos, slide-shows, fotos, mapas, vídeos e ilustrações para apoio didático dos professores. O conteúdo pode ser acessado pela internet no endereço: http://www.ead.ufms.br/marcelo/pe_na_agua/index.html

Fonte: Yara Medeiros

Um comentário:

  1. Fiquei surpreso e feliz em ter contribuído, de certa forma, com esse trabalho no rio Apa. Os textos dando as características do rio Apa e a foto apresentados na matéria são de minha responsabilidade e autoria. Vimos trabalhando desde 1996 para promover o desenvolvimento sustentável da Colônia Cachoeira, margem direita do rio, município de Porto Murtinho. Estamos usando a pesca esportiva (pesque e solte, entenda-se bem)de forma pura e simples para favorecer a geração de renda da comunidade e desenvolvendo inúmeros trabalhos de educação ambiental, em favor do esporte, desse maravilhoso rio e de nossa comunidade. Temos inclusive um programa de TV - o Pesca Sem Fronteiras - em que, entre uma fisgada e outra, e a cada peixe devolvido à água, costuramos boas prosas com os participantes a cerca da importância do "preservar", damos dicas e conclamamos a outros que façam sua parte. Queremos manter o status desse rio como sempre foi, ou seja "Águas de gigantes". Pena que aqui em nossa colônia não temos o registro da visita ou participação do projeto Pé na água. Mesmo assim, parabéns pelo trabalho de vocês. João Carlos "Pescador de Jaú"

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br