Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de agosto de 2008

DOENÇAS DE ORIGEM HÍDRICA E DE TRANSMISSÃO HÍDRICA

Água como veículo de doenças

O sistema de abastecimento de água de uma comunidade desde a captação, adução, tratamento, recalque e distribuição, inclusive reservação, bem como dos domicílios e edifícios em geral, deve ser bem projetado, construído, operado, mantido e conservado, para que a água não se torne veículo de transmissão de diversas doenças; essas doenças podem ser classificadas em dois grupos:

a) doenças de transmissão hídrica;
b) doenças de origem hídrica.

As primeiras são aquelas em que a água atua como veículo propriamente dito, do agente infeccioso, como por exemplo, no caso da febre tifóide, da disenteria bacilar, etc.; as segundas são aquelas decorrentes de certas substâncias (denominadas contaminantes tóxicos pelo Prof. Lucas Nogueira Garcez) contidas na água em teor inadequado, e que dão origem a doenças como fluorose, metemoglobinemia, bócio e saturnismo; a água, neste por apresentar certas substâncias dissolvidas, em determinados teores, é responsável pelo aparecimento de doenças.

a) Doenças de transmissão hídrica

A água é um importante veículo de transmissão de doenças notadamente do aparelho intestinal. Os microorganismos patogênicos responsáveis por essas doenças atingem a água com os excretas de pessoas ou animais infectados, dando como conseqüências as denominadas “doenças de transmissão hídrica”.
Em geral, os microorganismos normalmente presentes na água podem:

- ter seu “habitat” normal nas águas de superfície;
- ter sido carreados pelas enxurradas;
- provir de esgotos domésticos e outros resíduos orgânicos, que atingiram a água por diversos meios;
- ter sido trazidos pelas chuvas na lavagem da atmosfera.

Os microorganismos patogênicos não são de fácil identificação em laboratório.Utiliza-se assim os microorganismos do grupo coliforme. Neste grupo encontram-se os coliformes fecais, habitantes normais dos intestinos dos animais superiores e outros de vida livre, que são de identificação mais fácil; sua presença indica provável existência de excreta e, portanto, possibilidade de ocorrência de germes patogênicos de origem intestinal. Emprega-se assim o chamado índice de coli para determinar o grau de contaminação de uma água.

Oportuno assinalar que, em princípio, existe uma certa correlação entre o número de coliformes e doenças de transmissão hídrica; estudos epidemiológicos, com base na estatística, podem, inclusive, correlacionar o número de coliformes com o número de determinados microorganismos patogênicos. Oportuno também assinalar que a presença de coliformes nem sempre indica a obrigatoriedade de existência de agentes patogênicos e, portanto, de ocorrência de doenças. Assim, a presença de coliformes, em determinadas concentrações, deve ser encarada como um sinal de alerta indicando a possibilidade de haver uma poluição e/ou contaminação fecal, principalmente quando ocorrem variações bruscas do número de coliformes numa determinada água.
Relativamente aos microorganismos patogênicos, as doenças de transmissão hídrica podem ser ocasionadas por:

- bactérias: febre tifóide, febres paratifóides, disenteria bacilar, cólera;
- protozoários: amebíase ou disenteria amebiana;
- vermes (helmintos) e larvas: esquistossomíase;
- vírus: hepatite infecciosa e poliomielite.

b) Doenças de origem hídrica

Os quatro tipos de contaminantes tóxicos podem ser nos sistemas públicos de abastecimento de água são:
- contaminantes naturais de uma água que esteve em contato com formação minerais venenosas;
- contaminantes naturais de uma água na qual se desenvolveram determinadas colônias de microorganismos venenosos;
- contaminantes introduzidos na água em virtude de certas obras hidráulicas defeituosas (principalmente tubos metálicos) ou de práticas inadequadas no tratamento da água;
- contaminantes introduzidos nos cursos d´água por certos dejetos industriais.
Fonte: Aula 2 - FEG/UNESP

O Blog SOS Rios do Brasil recebeu um pedido de Margareth Vargas solicitando informações sobre doenças de origem hídrica na Região Norte.
Se alguém puder dispor dessas informações solicitadas, agradecemos a ajuda.

Bom dia,

Necessito saber sobre fontes ou dados relevantes sobre o comprometimento da saúde de adolescentes em situação de risco, moradores em regiãoes ribeirinha da região Norte, e projetos existentes até o momento que possam contribuir para a saúde dos mesmo.

Pesquiso sobre o comprometimento do desenvolvimento humano perante tais aspéctos.
Desde já agradeço a colaboração,

Att,Margareth Vargas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br