Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de agosto de 2008

A FORÇA DE UMA COMUNIDADE NA DEFESA DE SUAS ÁGUAS

Ibama multa município e Companhia de Águas por poluir Córregos no Espírito Santo

Município e concessionária de águas são multados por poluir os Córregos Jundiá e Vitorão, no municipio de Pinheiros (ES). A população recorreu ao Ministério Público (que é o Curador do Meio Ambiente em cada município) e as providências foram tomadas e os responsáveis multados por crime de degradação ambiental.

Leia com atenção a notícia e que o ocorrido sirva de exemplo para todas as comunidades que estão sendo prejudicadas pela poluição e contaminação de suas águas. Procure o Ministério Público de sua cidade e solicite ajuda e providências!

15 / 08 / 2008 - Ambiente Brasil
Fiscais do Ibama foram até o Município de Pinheiros (ES), atendendo à solicitação do Ministério Público da cidade, para verificar a denúncia de poluição nos Córregos Jundiá e Vitorão, ambos situados em perímetro urbano. O Município de Pinheiros e a Companhia de Tratamento de Águas do Espírito Santo-Cesan foram multados em R$ 50 mil cada um, por crime de degradação ambiental. No local, foram identificadas diversas irregularidades.

No bairro Nova Galiléia onde devia ter sido construída uma estação de tratamento de esgoto, existia um depósito de detritos que vinham de toda a cidade e toda a água suja que passava por ali era desembocada diretamente nos córregos Jundiá e Vitorão.
Segundo os fiscais do Ibama a situação era tão calamitosa que a própria população do entorno destruiu este depósito porque não suportava o fedor exalado dali.
Também foi constatado a existência de inúmeros urubus que não saem do bairro por causa dos detritos ali encontrados e disputam espaço com a população.

Os córregos poluídos são utilizados para irrigação em lavouras de café e mamão por pequenos produtores rurais da região. O que também prejudica a lavoura e economia local. A fiscalização do Ibama também constatou dificuldades na coleta de lixo do município, onde lixões ficam dividindo espaço com bairros residenciais da cidade.Mais ações de fiscalização do Ibama serão realizadas na região norte do Espírito Santo contra crimes de degradação ambiental. (Fonte: Luciana Carvalho/ Ibama) - Fonte: Ambiente Brasil

Um comentário:

  1. eu acho que as pessoas ajudem mais na preservaçao eque a prefeitura ajude na preservaçao do rio de janeiro eajude para que as industrias parem de poluir as aguas eo ar

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br