Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de agosto de 2008

IBAMA ESTÁ REALMENTE DESPRESTIGIADO NO BRASIL...


Ontem mesmo, sexta-feira, 22/08, os jornais noticiaram que o Governo ignorou Parecer contrário do Ibama para a Usina Hidrelétrica Santo Antônio (Folha Online): "O governo atropelou um parecer da equipe técnica do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ao autorizar o início das obras da usina hidrelétrica de Santo Antônio -a primeira do complexo do rio Madeira, em Rondônia."

Hoje, sábado, novamente o IBAMA aparece de forma lamentavelmente desprestigiante nas manchetes, que informam que os agentes fiscais estão até sem combustíveis (desde julho) para realizar suas fiscalizações em São Paulo.

Lamentamos que a crise do IBAMA, iniciada no MMA, na administração da Ministra Marina Silva, esteja bem longe de terminar e que nossas autoridades federais, pelo que sentimos por estes dois episódios aqui citados, não estejam muito preocupados com esse importante órgão do meio ambiente brasileiro. CONHEÇA OS 14 OBJETIVOS DO IBAMA

Somente o 6º objetivo do IBAMA: "executar ações de gestão, proteção e controle da qualidade dos recursos hídricos" e o 7º objetivo: "manter a integridade das áreas de preservação permanentes e das reservas legais" já justificariam toda a atenção e valorização desse órgão governamental que está passando por momentos difíceis, desprestigiado e relegado a um segundo plano, salvo se estamos enganados.

Resta esperarmos que o Ministro Carlos Minc e seus auxiliares analisem, repensem e restaurem as devidas funções do IBAMA, restituindo ao Instituto o lugar de destaque que sempre ocupou no cenário ambiental do Brasil.

Sem combustível para frota, agentes do Ibama fiscalizam a pé

23 / 08 / 2008 - Folha Online
Devido à não renovação do contrato para fornecimento de combustível à frota de veículos, agentes da superintendência do Ibama (Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis) em São Paulo fizeram uma fiscalização a pé.

Os cerca de 2,5 km entre a superintendência do órgão na Alameda Tietê, em Cerqueira César, à rua Estados Unidos, no Jardim Europa, foram percorridos a pé por agentes de fiscalização na última quarta-feira (20).

A pedido da Polícia Civil de São Paulo, eles foram até um pet shop averiguar se o local possuía a documentação fornecida pelo Ibama exigida para seu funcionamento.Denúncias de servidores que não quiseram se identificar temendo represálias apontam que o contrato para fornecimento de combustível aos três carros responsáveis pela fiscalização foi encerrado no final de julho. Até agora, não foi renovado.

Funcionários afirmam que a superintendente do órgão em São Paulo, Analice de Novais Pereira, orientou que eles colocassem combustível e pagassem com dinheiro do próprio bolso para serem reembolsados depois.

A Folha Online apurou que a falta de combustíveis nos veículos responsáveis pela fiscalização atrasam três pedidos formulados pelo Ministério Público Federal. Sem eles, não é possível, por exemplo, concluir investigações que possam vir a resultar em constatação de irregularidades ambientais.

Outro contrato que teria sido descontinuado é o da limpeza. Terminado em 30 de junho, segundo os funcionários, ele não foi renovado. Os servidores se revezam para varrer, recolher o lixo e até trocar papel higiênico dos banheiros.

Eles sustentam que a situação é reflexo da falta de capacidade técnica da titular do órgão em São Paulo, que teria sido nomeada por indicação política. Analice é irmã do ex-secretário-geral do PT Silvio Pereira denunciado pelo crime de formação de quadrilha no processo que apura o suposto esquema do mensalão.

Outro lado
A Folha Online procurou Analice de Novais Pereira no escritório em São Paulo. Uma secretária informou que ela estava em reunião e indicou que a reportagem procurasse a assessoria de imprensa do órgão.

A assessoria de imprensa não respondeu às questões feitas e ao pedido de entrevista com a superintendente do órgão até as 17h de sexta-feira (22). (Fonte: Clayton Freitas/ Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br