Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de agosto de 2008

MUNICÍPIOS DA BAIXADA FLUMINENSE RECUPERAM A MATA CILIAR NA BACIA DO RIO GUANDU

Represa em Paracambi - RJ - autor Almiris Quintino




Professores fazem treinamento em Educação Ambiental no RJ

O projeto Replanta Guandu, prevê a recuperação da mata ciliar da Bacia do Rio Guandu, com o plantio de 1 milhão de mudas, das quais 200 mil já foram plantadas.

Por Redação da Embrapa - 20/08/2008
Quarenta professores da rede pública de ensino dos municípios de Rio Claro e Paracambi, no sul do estado do Rio de Janeiro, vão visitar nesta quarta-feira (20), uma área de plantio de mudas às margens do Rio Ribeirão das Lages (afluente do Guandu), em Seropédica.

Durante a visita, que faz parte de um treinamento em Educação Ambiental, técnicos da Embrapa Agrobiologia e da UFRural RJ vão passar para os professores orientações sobre conservação ambiental da bacia do rio guandu, que abastece com água mais de 9 milhões de pessoas no Rio e Grande Rio.


A Embrapa, com auxílio de soldados do Exército do Depósito Central de Munições (DCMun), já plantou mais de 45 mil mudas nesta área.
Com este treinamento, pretende-se que os professores tenham informações para melhor preparar suas aulas e com isto sejam multiplicadores e contribuam para a melhor formação de seus alunos no que diz respeito a educação ambiental.

A visita a área de plantio será na parte da manhã. À tarde, os professores vão visitar a Fazendinha Agroecológica KM 47, um espaço de 60 hectares administrado pela Embrapa Agrobiologia, totalmente dedicado a produção de alimentos orgânicos.
O treinamento dos professores faz parte do projeto Replanta Guandu, que prevê a recuperação da mata ciliar da Bacia do Rio Guandu, com o plantio de 1 milhão de mudas.

O projeto, coordenado pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Guandu e pela Secretaria Estadual de Ambiente envolve, além da Embrapa Agrobiologia, CSA, IEF, a Pesagro-EES-Rio, Petrobras, UFRuralRJ e Vale.

As atividades são realizadas em cinco municípios da Baixada (Japeri, Seropédica, Queimados, Rio Claro e Paracambi). Com a mão-de-obra de presidiários, moradores locais e soldados do exército já foram plantadas duzentas mil mudas somente este ano.

Além disso já foram implantadas cerca de 25 unidades de sistemas agroflorestais em áreas de pequenos agricultores, forma mais conservacionista de se produzir alimentos, sem degradar tanto o ambiente.

Manhã:Local: Margens do Rio Ribeirão das Lages, na divisa entre os municípios de Seropédica e Paracambi (RJ 127; acessar a saída para Paracambi-rj 127, na Rodovia Presidente Dutra, sentido Rio-São Paulo)Horário: 10:30 horas
Tarde:Local: Fazendinha Agroecológica Km 47, Rodovia BR 465, KM 47, Bairro Ecologia, Seropédica Horário: 10:30 Horas
Fonte: (Envolverde/Embrapa)

© Copyleft - É livre a reprodução exclusivamente para fins não comerciais, desde que o autor e a fonte sejam citados e esta nota seja incluída.
Desenvolvido por
AW4 Tecnologia


CONHEÇA MAIS SOBRE PROJETO GUANDU
Rios: Rio Guandu, Rio Guandu Mirim, Rio da Guarda (incluindo Lajes e Canal de S. Francisco), Rio Mazomba, Rio Prata, /rio Pirai, Rio Piraquê

Área total: 3.000 Km2 - 15 municípios
65 Programas
Orçamento Total - R$ 1,5 bilhão
SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br