Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de agosto de 2008

PESCADORES DA BAÍA DE GUANABARA EM ALERTA

Foto: Márcia Foletto / Agência O Globo) Barqueata na Baía de Guanabara
Pescadores fizeram na manhã desta segunda-feira (27) uma barqueata na Baía de Guanabara. O objetivo, de acordo com os pescadores, é protestar contra uma obra realizada pela empresa Suzano, na Ilha do Boqueirão, próxima à Ilha do Governador, subúrbio do Rio.

Segundo os pescadores, as obras estariam prejudicando a pesca na região. A manifestação é organizada pelo Grupo Homens do Mar da Baía de Guanabara. Segundo os coordenadores do movimento, cerca de 30 embarcações se encontram próximo às obras da empresa neste momento. A manifestação também tem por objetivo protestar contra um vazamento de óleo na Baía de Guanabara em 2000, que teria prejudicado aproximadamente 12 mil pescadores, segundo os organizadores do evento.

A empresa Suzano informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que as obras realizadas na Baía de Guanabara obedecem todas as normas de segurança ambiental. Quanto ao vazamento de óleo ocorrido em 2000, a assessoria informou que a empresa não tem responsabilidade alguma, pois à época não atuava na região. Fonte: O Globo

E-mail recebido
To: Blog SOS Rios do Brasil
From: Alexandre Anderson <grupohomensdomar@ymail.com
Date: 2008/8/28

Subject: Agressão ao "Meio Ambiente" deixa Comunidade Pesqueira da Baía de Guanabara em Alerta.

Prezados Amigos.

Pedimos em nome de todos os verdadeiros PESCADORES, de nossa Baía de Guanabara, que nos ajude em busca de uma solução dos incontáveis problemas relacionados aos empreendimentos PETROLÍFEROS, que se alastram para todos os lados , provocando graves prejuízos de ordem social e econômica as comunidades ribeirinhas que vivem exclusivamente ligadas a PESCA.

Apesar dos fortes IMPACTOS AMBIENTAIS, e SÓCIO-ECONÔMICOS, destas obras, em nenhum momento fomos contrários ao processo de licenciamentos destes, por entender a importância para nossa região como gerador de emprego e renda.

Mas na prática, não é o que vem acontecendo, vemos uma Baía de Guanabara, cada vez mais degradada ambientalmente, o pescado escasso, o turismo comprometido devido a terrível imagens de grandes terminais ao horizonte.

Cabe também solicitar à PETROBRAS que exerça a sua tal responsabilidade SOCIAL e AMBIENTAL. A degradação do MEIO AMBIENTE não é a única preocupação dos que sobrevivem da PESCA.

A poluição VISUAL é outro elemento de apreensão, uma vez que a idéia de uma Baía de Guanabara, limpa e bela , não combina com a imagem do sol nascendo no mar por trás dos PIER para descarga de GÁS, (GNL), (GLP), (PROPENO), (ETILENO) e etc,...

" O MAIS IMPORTANTE E FUNDAMENTAL PRINCÍPIO DO DIREITO AMBIENTAL É O PRINCÍPIO DO DIREITO HUMANO FUNDAMENTAL, OU SEJA, OS SERES HUMANOS CONSTITUEM O CENTRO DAS PREOCUPAÇÕES COM O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E TÊM DIREITO A UMA VIDA SAUDÁVEL E PRODUTIVA, EM HARMONIA COM O MEIO AMBIENTE."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br