Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

30 de agosto de 2008

VI PLENÁRIA DO CONSEA AVALIA DIFICULDADES DE ACESSO À ÁGUA (PE)

VI PLENÁRIA DO CONSEA
(Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional)

Dia 05/09 (6ª-feira)
10:00 Homenagem ao Centenário de Nascimento de Josué de Castro
14:00 Acesso à Água e Segurança Alimentar e Nutricional
Local: Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Av. Prof. Moraes Rego, 1235,
Cidade Universitária - Recife (PE)

Acesso à água: CONSEA debate relação com a segurança alimentar

"...cerca de 88% das mortes causadas por doenças diarréicas, no mundo - ou mais de 1,5 milhão a cada ano, são causadas por água imprópria para beber, disponibilidade de água inadequada para lavar e cozinhar e falta de acesso a condições de saneamento."

29/08/2008
Assessoria de Comunicação do Consea
Avaliar as dificuldades de acesso à água e as implicações para a segurança alimentar e nutricional dos brasileiros. Este será o objetivo da parte da tarde da VI Plenária do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), no dia 5 de setembro, às 14 horas.
O debate acontece no Centro de Convenções da Universidade Federal de Pernambuco, em Recife, Pernambuco.

Coordenado pelo presidente do Consea, Renato S. Maluf, o evento terá a participação do ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias, do diretor presidente da Agência Nacional de Águas (ANA), José Machado, e do secretário Nacional de Recursos Hídricos e secretário-executivo do Conselho Nacional de Recursos Hídricos, Vicente Guillo. Um documento elaborado pelo Consea será apresentado pela conselheira Maria Emília Pacheco.

Para ser ter uma idéia da importância do acesso à água de qualidade, o relatório Situação Mundial da Infância 2008, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), revela que água imprópria para beber, disponibilidade de água inadequada para lavar e cozinhar e falta de acesso a condições de saneamento são fatores que contribuem com cerca de 88% das mortes causadas por doenças diarréicas, no mundo - ou mais de 1,5 milhão a cada ano.

Segundo o levantamento, a garantia de melhores condições de saneamento poderia reduzir em mais de um terço a morbidade relacionada à diarréia, independente da adoção de outras medidas. Água imprópria para o consumo, práticas de higiene precárias e saneamento inadequado não são responsáveis apenas pela permanente incidência de doenças diarréicas: são também um fator que contribui de maneira significativa para as mortes de menores de 5 anos causadas por pneumonia, distúrbios neonatais e subnutrição.
Serão apresentados casos de conflito e restrições ao acesso e usos da água que ocorrem no Brasil, como os enfrentados pela população da região do semi-árido nordestino, e discutir temas como água na agricultura, contaminação e saneamento. A proposta é identificar os principais temas relacionados à segurança alimentar e elaborar uma agenda de trabalho do Consea para a construção de pactos com os setores do governo ligados aos recursos hídricos.

O debate reunirá 300 pessoas, o que será a maior Plenária do conselho em número de participantes. O evento terá a presença dos conselheiros, representantes de governo e do conselho de Pernambuco. A realização em Recife marca o centenário de nascimento do pernambucano Josué de Castro, patrono do Consea.

A cobertura pela imprensa da VI Plenária, no período da tarde, não necessitará de credenciamento prévio. Na quarta-feira (4), os conselheiros vão participar de reuniões internas no Centro de Convenções da UFPE, durante todo o dia, e poderão atender a imprensa. Para entrevistas neste dia, é necessário entrar em contato antes com a Assessoria de Comunicação do Consea. Fonte: ASA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br