Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2008

CONCLUSÕES DO III SEMINÁRIO BRASILEIRO DE SANEAMENTO AMBIENTAL


Relatório de Conclusão
A Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária (ABES-RS) realizou nos dias 27 a 29 de agosto, o III Seminário Sul-brasileiro de Saneamento Ambiental, em Porto Alegre.
O encontro buscou a troca de experiência e a atualização dos principais temas que cercam a relação saneamento-saúde no país.

Também foram analisadas as interfaces dos setores saneamento e saúde, especificamente, no que diz respeito à saúde coletiva.
O evento destacou o cenário do saneamento no Brasil, que apesar de revelar um quadro desalentador, mostra otimismo para o setor, principalmente pelos investimentos provenientes do PAC.

Encerramento - A justiça ambiental
Superando as expectativas de público, o evento reuniu 300 profissionais e encerrou discutindo o conceito de justiça ambiental - uma nova forma de pensar e agir na defesa e promoção da saúde - segundo destacou Marcelo Firpo da Fiocruz, na palestra "A justiça ambiental como um critério de avaliação de políticas públicas".

Para o pesquisador, e também um dos idealizadores da Rede Brasileira de Justiça Ambiental criada no Fórum Social Mundial de 2005, em Porto Alegre, o conceito de justiça ambiental permite pensar de forma integrada o desenvolvimento de ações de prevenção e promoção da saúde. "Este novo olhar de forma global o ecossistema social, deve também transcender a concepção biomédica, integrando-a á saúde das comunidades e dos ecossistemas", afirmou Firpo.


O III Seminário Sul-brasileiro de Saneamento Ambiental teve como patrocinadora a Corsan e como co-realizadores a ABRASCO, o CGVS (Coordenadoria-geral de Vigilância em Saúde) da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e o CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde) da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul.
O CD com o resumo das palestras encontra-se disponível aos participantes na sede da ABES-RS (Av. Júlio de Castilhos 440 sala 42). Fonte: ABES/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br