Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de setembro de 2008

EM DEFESA DAS ÁGUAS DO CERRADO - DIA DO CERRADO 2008

Ambientalistas pedem proteção no Dia Nacional do Cerrado Da Agência Brasil


11/09/2008 - Agência Brasil

Brasília - Organizações não-governamentais (ONGs) da área de meio ambiente promovem hoje (11), Dia Nacional do Cerrado, manifestação em favor da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 115/95 que inclui o cerrado e a caatinga como patrimônio nacional.


Brasília - No Dia Nacional do Cerrado, organizações ambientais realizam manifestação em favor da proposta de emenda constitucional 115/95, que transforma o cerrado e a caatinga em patrimônios nacionais Foto: Janine Moraes (Estagiária sob sup. de Marcello Casal Jr/ABr

A concentração começa às 15h em frente ao Palácio do Planalto. Os ativistas querem entregar ao presidente da Câmara dos Deputados, Arlindo Chinaglia (PT-SP), uma carta e uma lista de assinaturas pela aprovação imediata da PEC.

De acordo com a carta das ONGs, a devastação do cerrado ameaça o fornecimento de água doce no Brasil e pode levar o país a uma crise energética.

O documento também chama a atenção para o índice de 70% de destruição do bioma e as ameaças às comunidades tradicionais de índigenas, quilombolas e ribeirinhos, devido ao avanço da exploração agrícola na região.

PEC 115-A, de 1995 — Cerrado - Comissão Especial destinada a proferir parecer à Proposta de Emenda à Constituição nº 115-A, de 1995, que "modifica o parágrafo 4º do art. 225 da Constituição Federal, incluindo o cerrado na relação dos biomas considerados Patrimônio Nacional".

Rios do Cerrado Brasileiro
Cerrado: Segundo maior bioma (conjunto de seres vivos) do Brasil e da América do Sul, os Cerrados abrangem aproximadamente um quarto do território brasileiro, com mais de 2 milhões de km², estende-se por 13 unidades da Federação: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rondônia, São Paulo e Tocantins, destacando-se pela sua biodiversidade.

O cerrado é o berço dos rios que formam as principais bacias hidrográficas do continente sul-americano: nele nascem as Bacias dos Rios Paraná, Paranaíba, Paraguai, e São Francisco e parte dos afluentes do lado direito da Bacia Amazônica.

Projeto Águas do Cerrado
Em defesa do "berço das águas" do Brasil - WWF

Está situado na Estação Ecológica de Águas Emendadas (ESEC-AE), no Distrito Federal. Esta Unidade de Conservação guarda um fenômeno único no Brasil: de uma mesma vereda, nascentes vertem águas em dois sentidos opostos, de um lado compondo a Bacia Hidrográfica do Paraná e de outro, a Bacia do Tocantins.>

O WWF Brasil, em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do DF (SEMARH), forma professores, alunos e mobiliza a comunidade do entorno da Unidade para conservar os recursos hídricos da região. Veja Mais


Foto: Carlos Terrana (autorização solicitada)O Cerrado Brasileiro, chamado "Berço das Águas" ou "Peito do Brasil", ocupa uma área de 2 milhões de Km2. As três maiores bacias hidrográficas da América Latina recebem águas do Cerrado.A bacia amazônica (Araguaia-Tocantins) tem 78% de suas nascentes no Cerrado.

A bacia do Paraná-Paraguai é formada por 48% de suas nascentes no Cerrado,enquanto a bacia do São Francisco dispõe de quase 50% de seu volume de água proveniente do Cerrado.

Conhecido como "berço das águas", o Cerrado possui uma malha de nascentes, córregos e rios de fundamental importância para o país.Infelizmente o Cerrado já possui 80% de sua área desmatada e ocupada, 19% ainda intacta e menos de 3% protegida por lei. (Fonte Embrapa).

SOS Cerrado - veja fotos belíssimas do cerrado - Click aqui

ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL

Um comentário:

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br