Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

11 de setembro de 2008

EM DEFESA DAS ÁGUAS DO RIO PARAÍBA DO SUL

Foto: Rio Paraíba - André Pinto - Blog André Ambiental
Rio Paraíba do Sul é contaminado por metais pesados

11/9/2008 - 3SETOR
A Bacia do Rio Paraíba do Sul, que corta os estados de São Paulo (23,7%), Minas Gerais (39,6%) e Rio de Janeiro (36,7%), é uma das mais poluídas do Brasil. O Rio Paraiba é o principal fornecedor de água para o Rio de Janeiro e cidades fluminenses.

Essa é a constatação de um recente estudo feito por pesquisadores da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), que identificou concentrações de cádmio, metais pesados e pesticidas em golfinhos e botos da região. "O médio Paraíba e a foz [da bacia] são os trechos mais poluídos", explica o pesquisador da ENSP Salvatore Siciliano.
Por cortar regiões altamente urbanizadas, a bacia sofre com constantes processos de contaminação industrial e doméstica.

Comentários
Acordo vai destinar recurso para recuperação de bacias
A boa notícia é que, na última semana, a Caixa Econômica Federal firmou um acordo com a Agência Nacional da Água (ANA) se comprometendo a destinar o dinheiro arrecadado pelo uso de recursos hídricos como garantia para o financiamento de ações de recuperação da Bacia do Paraíba.

O acordo também deverá contemplar a Bacia dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí.
Paraíba do Sul pode perder última mata Com se não bastasse a sua poluição, o Paraíba do Sul corre o risco de perder sua última área de vegetação minimamente preservada. Ela encontra-se em ilhas fluviais localizadas em seu curso médio inferior, na divisa do Rio com Minas Gerais.
Mas pode sumir em breve sob a construção de duas barragens. As ilhas servem de habitats para espécies ameaçadas, como o Cágado do Paraíba, a Pirapitinga, Piabanha e a Garça Branca.


Embargada. Até quando?
A empresa responsável pelas duas hidrelétricas, Barra do Pomba (principal afluente do rio Paraíba do Sul) e Cambuçí, é a Santa Gisela, que pretende gerar 80 MW de energia no total. Apesar de contar com licenças-prévias para as obras, a Santa Gisela não pôde continuar com os estudos porque o projeto foi embarreirado pela Feema. Mas tudo indica que a resistência do órgão ambiental fluminense às obras é frágil e que uma nova permissão será emitida em breve.

Fonte: 3Setor./Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br