Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

19 de setembro de 2008

LIMPANDO NOSSAS ÁGUAS, PRAIAS E OCEANO (XVIII) - 2008


Clean up Day une mergulhadores para limpeza do fundo do mar

Como o lixo se transforma em parte da vida marinha: ferragens do Corveta V17 são a casa de esponjas e corais. Foto: Marcus Werneck/ PDIC


Nem tudo é lixo
O biólogo e instrutor de mergulho Armando de Luca explica que nem todos objetos que se encontram submersos devem ser removidos. “Muitos objetos apresentam alto grau de incrustação de formas vivas e passaram assim a integrar a ‘paisagem’ submarina, pois se transformaram em uma espécie de substrato para fixação (como se fosse parte de um recife artificial)”.
Armando adverte que a remoção desse tipo de objeto acaba sendo mais prejudicial do que benéfica ao ambiente. Ele conta duas histórias que valem como bom exemplo que nem tudo que foi jogado no mar virou lixo.
Na Laje de Santos (rochedos marinhos a 22 milhas da costa litorânea paulista) uma cordinha enroscada em ferragens no fundo do mar serviu como casa para um cavalo marinho por mais de seis meses.
Outro fato curioso é uma bateria de carro (com seu conteúdo vazado) que parece com uma rocha coberta por pequenos corais, algas e mais micro fauna acompanhante.
Inicialmente feito apenas por ambientalistas, o Clean Up Day virou um programa de mergulhadores comuns, que tem como principal objetivo um fim de semana de diversão com consciência ambiental. É a limpeza da casa para que nós e outros mergulhadores possamos usar. A casa é o fundo do mar. VEJA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br