Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de setembro de 2008

MINISTÉRIO DA DEFESA COMPRARÁ 4 SUBMARINOS PARA DEFENDER BACIAS

modelo do submarino nuclear brasileiro
Acordo entre Brasil e França trará submarino nuclear, diz Jobim
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, informou nesta segunda-feira (22) que o governo brasileiro assinará um acordo estratégico com a França no final deste ano que prevê, entre outros pontos, a construção do primeiro submarino nuclear do país.

A declaração foi dada nesta segunda-feira, durante a Operação Atlântico, realizada no estado do Espírito Santo. O evento consiste em exercícios de guerra envolvendo ações em conjunto do Exército, Marinha e Aeronáutica. Na ocasião, Jobim informou que a decisão de criar um acordo estratégico foi tomada em dois encontros entre os governos francês e brasileiro, realizados neste ano."Nestes encontros ficou definida claramente a parceria estratégica com a França. (...)

A respeito da Marinha, vamos construir o submarino nuclear. Nosso acordo com eles é a construção da parte não nuclear do submarino. (...) O presidente Sarkozy deverá vir ao Brasil no final do ano para firmar este acordo, que deverá ser assinado no dia 22 ou 23 de dezembro", disse.

Acordo prevê novo helicóptero - Dentre outros aspectos previstos no acordo está a construção de um helicóptero (E-725) que, segundo o ministro, é superior ao utilizado pelas Forças Armadas. "O terceiro quesito do acordo é o que eu chamo de capacitação do soldado do futuro, que é um soldado totalmente preparado. É o que queremos para a Amazônia", disse, sem explicar quais seriam os treinamentos e equipamentos deste novo soldado.

Uma das principais vantagens do novo submarino em comparação aos usados atualmente estão o tempo de permanência embaixo da água, muito superior aos convencionais. "O Brasil não tem inimigo, mas nós temos que continuar em defesa da capacitação nacional, para o Brasil poder dizer 'não' em algum momento", disse.

Acordo prevê quatro submarinos convencionais - O Comandante de operações navais, almirante Álvaro Luiz Pinto, informou que o acordo prevê a construção de mais quatro submarinos convencionais. "O submarino convencional é projetado para atuar em regiões próximas à costa. No entanto, os quatros nos darão embasamento para desenvolver o submarino nuclear aqui no país", disse. (Fonte: Dório Victor/ G1)/AMBIENTE BRASIL

“A decisão de construir ou não um submarino com propulsão nuclear deve ser da Nação; a capacidade de saber construí-lo é uma obrigação, que temos que assumir com essa mesma Nação, para mantê-la livre, coesa e defendida para as futuras gerações.” (Foto:Marinha do Brasil).


O País tem obrigação de preservar suas riquezas no meio marinho. Muito se fala sobre a Amazônia. Esquece-se um espaço físico no oceano que aumenta nossa soberania em mais de (três) milhões de quilômetros quadrados.

Ali estão riquezas exploradas — tais como as plataformas petrolíferas (hoje com contribuição de mais de 80% do petróleo explorado no país) e as bacias pesqueiras; e as inexploradas, que nada ficam a dever àquelas existentes no Oceano Verde.

Se acrescentarmos que mais de 70% da população nacional e do poder econômico e cultural do País estão a menos de 300 km das praias, esse tesouro ganha grande expressão econômica e social. Como defendê-lo? Eis a questão...

SAIBA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br