Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de setembro de 2008

NOTÍCIAS DO VIII GREENMEETING EM BRASÍLIA







VIII GREENMEETING
"O ENCONTRO VERDE DAS AMÉRICAS"

9 de setembro de 2008 19:58
A ex-senadora colombiana, Ingrid Betancourt, recentemente libertada por guerrilheiros das FARC, na Colômbia foi homenageada hoje com o Prêmio Verde das Américas, conferido pelo VIII Encontro Verde das Américas - Greenmeeting-, junto com a Maristela Kubstichek, filha do ex-presidente Juscelino Kubstichek e outros nomes ligados ao meio ambiente e aos direitos humanos.
Ingrid receberá o troféu pessoalmente quando estiver no Brasil no fim deste mês. Ao receber o prêmio, Maristela defendeu a necessidade de uma ação mundial pelo meio ambiente e afirmou que os países que adotam o discurso de que o Brasil estaria “destruindo o pulmão do mundo”, no caso a Amazônia, no passado “ também foram pulmões do mundo, mas destruíram as suas florestas”.

Na abertura do evento, o presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia, anunciou que a proposta de emenda à Constituição que inclui as áreas de Cerrado entre os patrimônios naturais do Brasil (PEC 524/02) e o programa de revitalização do Rio São Francisco (PEC 542/02) estão entre as prioridades de votação da Câmara até o fim do ano. Chinaglia afirmou que as PECs são as duas principais propostas relacionadas ao meio ambiente que estão em discussão na Casa. Segundo ele, essas propostas fazem parte de uma lista de matérias que serão discutidas com o Colégio de Líderes."Não são as únicas propostas sobre esse tema, mas são dois exemplos relevantes que estão prontos para votação", disse o presidente da Câmara.

No encontro que está sendo realizado no Museu Nacional da República, o ministro do Superior Tribunal de Justiça, Herman Benjamim, especialista em meio ambiente, defendeu a legislação ambiental aplicada no país, mas criticou o atraso em sua implementação e a morosidade da Justiça.
“Não pode mais o órgão público argumentar que não tem instrumentos para detectar os problemas, mas por outro lado, de nada adianta identificá-los se a resposta do Poder Público tarda”, criticou o ministro.

O coordenador geral do Greennmeeting, Ademar Leal, defendeu uma ação global que garanta a proteção ao meio ambiente, mas que também busque soluções de combate à desigualdade social e às injustiças. O objetivo do evento é buscar soluções para os problemas ambientais locais e globais, envolvendo no debate instituições do Brasil e do exterior. O Greenmeeting conta com o apoio das Nações Unidas, da Organização dos Estados Americanos (OEA), de vários ministérios e órgãos do governo brasileiro.

Mudanças Climáticas

Na primeira rodada de debates, mediadas pelo Coordenador da Frente Ambientalista da Câmara dos Deputados e líder do Partido Verde, Sarney Filho, os embaixadores do México, Andrés Valencia, e da Inglaterra, Petter Collecott, analisaram a questão das mudanças climáticas.
O embaixador mexicano Andrés Valencia apresentou a proposta de um Fundo Verde, um mecanismo de financiamento mundial contra as mudanças climáticas, que teria cerca de US$ 1 bilhão para o desenvolvimento e suporte a ações de combate à liberação de gases do efeito estufa. Segundo o embaixador, na atualidade, há uma diversidade de fundos de alcance limitado e diferentes níveis de governança, o que não permite um financiamento adequado para o incentivo de práticas sustentáveis.

Já o embaixador britânico Peter Collecott, vencedor do Prêmio Verde na categoria mudanças climáticas, frisou que a conservação do meio ambiente não impõe obstáculos ao crescimento econômico, mas é uma oportunidade para o desenvolvimento de outros setores sustentáveis. "A redução de emissões de gases poluentes não acompanha a diminuição da economia; os dois setores andam juntos", disse o embaixador, ao lembrar que, na Inglaterra, as indústrias de energia renovável geram mais emprego do que as de combustível fóssil.

Sobre a criação de um Fundo Verde multilateral, o deputado Sarney Filho defendeu que ele poderia se incorporar ao Fundo da Amazônia. “É importante discutir a participação internacional na resolução do problema da Amazônia, um bioma que presta serviço à humanidade e não só ao Brasil", disse o deputado. Ele ressaltou o papel do Brasil na Agenda Verde Mundial. “Hoje somos o 4° maior emissor de gases do efeito estufa por causa do desmatamento na Amazônia, mas ao mesmo tempo temos ali um estoque importantíssimo para a humanidade de biodiversidade, de possibilidades de curas, de possibilidades de vida”, ressaltou.
Ele também alertou para a importância da implementação da Agenda Marrom, voltada para as áreas urbanas, já que hoje, 90% da população do país vivem em cidades, que enfrentam problemas sérios com o lixo, com a poluição do ar, ocupação desordenada do solo e poluição dos rios.

Prêmio Verde
Maristela Kubstichek destacou a importância do prêmio que recebeu e defendeu a necessidade de “uma consciência mundial sobre a defesa do meio ambiente”. Para ela, os países não devem adotar o discurso de que o Brasil estaria “destruindo o pulmão do mundo”, no caso a Amazônia, porque no passado eles também “eram pulmões do mundo mas destruíram suas florestas”. Para ela, é fundamental conciliar o desenvolvimento com a proteção ao meio ambiente e por isso elogiou a realização do encontro que reúne representantes de vários países para a troca de experiências.
Ela reforçou, ainda, que a construção de Brasília, iniciativa do seu pai, foi fundamental para a integração do interior do Brasil que estava abandonado mesmo, reconhecendo que há 50 anos a consciência ambiental ainda era incipiente.
“Por outro lado, se Brasília não existisse, talvez a gente não tivesse consciência do grande valor que temos que é a floresta que se estende pela Amazônia e que precisamos proteger”, afirmou.
Fonte: Comunicação VIII Greenmeeting

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br