Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de setembro de 2008

RIBEIRINHOS DO RIO PARÁ SALVAM BALEIA


Baleia perdida em rio do Pará é levada novamente ao mar

18/09/08 - Folha Online

Em uma ação conjunta, o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o Corpo de Bombeiros do Pará conseguiram levar de volta ao mar uma baleia que ser perdeu em rios da região de Viseu (368 km de Belém).

As equipes fizeram um cerco com barcos ao redor do mamífero e o conduziram até a foz do rio. A espécie não foi identificada. O animal, cujo habitat é o mar, foi visto pela primeira vez na sexta-feira (12) por ribeirinhos da Comunidade do Giz, segundo informações do Ibama.

De acordo com relatos de moradores da região, a baleia aparentavam ter aproximadamente oito metros de comprimento e, a princípio, encalhou. Mas conseguiu se livrar graças à ajuda de um grupo de ribeirinhos que a empurraram o animal para a parte mais funda do rio.

A operação montada para retirar o mamífero do rio precisou aguardar até que a maré ficasse cheia. Veterinários do Ibama dizem acreditar que o mamífero pode ter se desviado para águas doces na busca por cardumes ou por ter sido empurrada por correntes marítimas. (Fonte: Folha Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br