Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

15 de outubro de 2008

15 DE OUTUBRO - DIA DO PROFESSOR (III)


HOMENAGEM AOS PROFESSORES
Temos aqui uma interessante contribuição do Amigo e Poeta Carvalho de Azevedo, residente em Osasco - São Paulo.
Obrigada, Carvalho; Obrigada, Professor Jarmuth !
Clarice Villac - Campinas

P.S. - eu não sabia nada sobre o que o Carvalho nos conta, gostei muito de conhecer !

Minha modesta homenagem aos professores do Brasil!
Carvalho de Azevedo - SP

"Se eu não fosse imperador, desejaria ser professor.
Não conheço missão maior e mais nobre que a de dirigir inteligências juvenis e preparar os homens do futuro" - D.PEDRO II (1825-1891)

A ORIGEM DO DIA DO PROFESSOR
Em 15 de outubro de 1827 (no dia consagrado à educadora Santa Tereza D’Ávila), D. Pedro I baixou um Decreto Imperial no sentido de que “todas as cidades, vilas e lugarejos tivessem suas escolas de primeiras letras”.
A idéia, inovadora e revolucionária, teria sido ótima - caso tivesse sido cumprida.Surgiu apenas em 1947, exatamente 120 anos após o referido decreto, a primeira comemoração de um dia todo dedicado ao Professor.
Foi em São Paulo, em uma pequena escola no número 1520 da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, conhecido como “Caetaninho”.

O longo período letivo do segundo semestre ia de 01 de junho a 15 de dezembro, com apenas 10 dias de férias em todo este período. Quatro professores tiveram a idéia de se organizar um dia de parada para se evitar a estafa – e também de congraçamento e análise de rumos para o restante do ano.
O professor Salomão Becker sugeriu que o encontro se desse no dia de 15 de outubro - data em que, na sua cidade natal, professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização.
Era na Escola Normal Oficial de Piracicaba (atual Instituto de Educação Sud Menucci), onde tinha ele estudado e por onde se formavam professores para o ensino básico.
O diretor, Onofre Penteado, gostou da iniciativa. A festa foi um sucesso.

No ano seguinte, o jornal “A Gazeta” fez a cobertura do acontecimento, que já contava com a adesão de um colégio vizinho: o Pais Leme, que ficava na esquina da Rua Augusta com a Av. Paulista. Com os professores Alfredo Gomes, Antônio Pereira e Claudino Busko, a idéia estava lançada, para depois crescer e implantar-se por todo o Brasil.

NO 15 DE OUTUBRO, NOSSA HOMENAGEM AOS DEDICADOS MESTRES!

2 comentários:

  1. Bonita esta história!
    Eu não fazia idéia de como havia
    iniciado a comemoração.
    Deixo aqui abraço enorme para os
    que estão no magistério.
    Já me aposentei, mas a alma será
    sempre de professora ehehehe.
    Fatima de Laguna.

    ResponderExcluir
  2. ParabénsFátima,
    Vc certamente já deu sua ótima contribuição na formação das crianças de Laguna.
    Receba também nossas homenagens!
    Equipe SOS Rios!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br