Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

18 de outubro de 2008

CANTINHO LITERÁRIO: "De árvore para ser humano"


Tema: "PROFESSOR E EDUCADOR AMBIENTAL"

"Meu nome é Yoshie,
Desde que me conheço por gente só escuto falar de plantas. Não optei por trabalhar exatamente nessa área mas ajudei meus pais um bom tempo na firma deles. Meu pai ainda trabalha como paisagista.
Uma vez li um projeto de área verde de um condomínio enorme e de uma fábrica, mas achei sinceramente uma coisa fora da realidade, algo apenas para enganar os olhos dos futuros moradores haja vista o tamanho da área verde que iria sumir para dar margem ao que chamaram de criação de novos empregos e rentabilidade.
Meu pai me conta de várias passagens da vida dele, assim como ouvi de minha mãe e presenciei os trabalhos de ambos. Acho que não encontraria algum casal mais que se sujeitaria a sair de casa em casa para vender árvores, posso dizer com isso que muitas das árvores de SJCampos foram plantadas pela visita dos dois.
Também me lembro sempre de minha mãe plantando e fazendo mudas de inúmeras plantas. É impossível calcular o quanto ela e meu pai juntos trabalharam.
A crônica que segue abaixo é dedicada a todas as pessoas que se preocupam com a ecologia e aqueles que tiveram um trabalho fundamental em cima disso. "

De Árvore para Ser Humano

Apesar das poucas chuvas ou do clima revoltado ainda tenho esperança de poder me banhar ainda mais com a entrada do verão que pede para chegar com mais águas.
Muitas delas foram desviadas para dar passagem a grandes povoados , outra grande parte foi poluída ao longo do tempo.
Queria poder ajudar, mas minhas amigas e companheirinhas estão cada vez mais distantes de mim. Não por causa delas, mas pela situação em que nos encontramos.
Os seres humanos estão nos defendendo tanto em projetos, em palestras, em comerciais, em peças de teatro, mas vejo poucos exemplos de coragem em desbravar o verde de que tanto falam e precisam.
Estou ficando com umas verruguinhas aqui e ali, mas são sinais de que estou enfraquecendo, galhinhos que pedem para nascer mas que no final da minha vida, serão transformadas em sementes que querem vingar apesar da minha partida.
O que me alegra são algumas lembranças de casais que se abraçaram debaixo de minha sombra. O vento soprando nas minhas folhas, as flores desabrochando de felicidade quando era bem tratada.
Mas agora elas estão ficando raras a cada ano que passa.
Bem, minhas raízes ainda estão firmes e fortes o que me deixa mais segura.
Morro de medo quando vejo tratores e engenheiros de obras passando aos montes com aqueles rolos de projetos infinitos delineando novos prédios que estão por se erguer no lugar de outras companheiras como eu e meus amigos que nos acompanham na estrada verde.
Outro dia um passarinho me disse que estava muito triste, pois haviam derrubado centenas de nós em um loteamento para construírem um condomínio enorme.
Ele me contou que a sorte era que eles estavam para ir para o norte seguindo o vento de todos os anos.
Outro dia um homem se sentou num banco perto de mim e disse que estava sentindo muito calor e que isso não era normal para esta estação.
Ao lado dele o filho perguntando se havia algum parque por perto e ele explicando que seria uma boa idéia defender a valorização das áreas verdes existentes, dos hortos florestais e conseqüentemente, de que seu pequeno garoto precisava de uma visão paisagística e ecológica maior.
Puxa, isso me alegrou naquela hora.
Muita gente passa perto de mim e comenta que viajou de avião e lá de cima pôde ver o espetáculo das dunas do nordeste, mas dificilmente escuto alguém falar que ficou encantado ao ver o espetáculo de uma paisagem verde vista lá do céu.
A minha sorte são os pesquisadores que estão constantemente monitorando as queimadas através dos satélites.
Parece que estamos no meio de uma avalanche ou então assistindo uma bola de neve se formando, mas ninguém consegue fazer nada.
A cada ano que passa eu fico triste porque só escuto palavras bonitas, mas muito pouco é feito a nosso favor. As pessoas não entendem como nós a amamos.
Qual a nossa missão aqui. Eu não sabia que ser árvore seria tão difícil assim.
Mas estou aprendendo. Estou sempre pronta a escutar alguém.
Mesmo assim estou cada vez mais sozinha.
Confesso que estou precisando de ajuda.
Será que o ser humano também sente isso que se passa em mim também?
Bom, minha esperança é que a resposta seja "sim".
Olha só... o por do sol lá no horizonte, não é lindo?
Deixa eu dar tchau para ele antes que meu amigo se vá.
Não sei se amanhã estarei aqui...

Obs: não estranhe quando no inicio do texto foi dito "poucas águas" , pois temos visto muitas enchentes. Apesar do que apontam os jornais, escutei de uma pessoa amiga de papai que se formou engenheiro agrônomo no Japão e observou o clima durante seus 74 anos de vida, mais de um terço deles aqui no Brasil, que o volume de chuva que cai ainda é pouco para grandes áreas verdes, onde se cultivam plantas nativas e ornamentais.
Yoshio Kinoshita chegou a trabalhar 12 horas de cócoras por dia para fazer mudas de árvores. Era considerado um louco pelos colegas de trabalho pois tinha uma sede de trabalhar imensa. Infelizmente está agora impossibilitado de dar continuidade ao seu trabalho. Mas muitas pessoas aprenderam com ele.

Colaboração de Carmen Yoshie de São José dos Campos
Coordenação da Profª Clarice Villac - Campinas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br