Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de outubro de 2008

CONSOLIDAÇÃO DO PARQUE NACIONAL DA BOCAINA - SEMINÁRIO


Data: 04 e 05 de novembro 2008
Local: Auditório Dep. Ciências Agrárias - UNITAU
Taubaté - SP

Objetivo: Estabelecer parcerias para a consolidação do Parque Nacional da Serra da Bocaina (PNSB), com base nos diversos programas de gestão.

Linhas Temáticas: Consolidação de Limites (demarcação e sinalização); Regularização Fundiária; Uso Público e Ecoturismo; Plano de Comunicação; Levantamentos e Monitoramentos Bióticos; Recuperação de Áreas Degradadas; Tecnologias Sustentáveis.

Contexto: Criado em fevereiro de 1971 o Parque Nacional da Serra da Bocaina é a segunda maior unidade de conservação de âmbito federal sob o domínio da Mata Atlântica. É a unidade núcleo de um dos principais mosaicos de unidades de conservação do Bioma, representando o limite norte de seu mais importante remanescente; o Corredor da Serra do Mar. A sua enorme diversidade de paisagens e topografia confere-lhe alta diversidade biológica sendo considerado área de extrema importância para a conservação da Mata Atlântica.

Após 37 anos de existência o PNSB encontra-se ainda em incipiente estado de implementação contrastando com o seu gigantesco potencial. A localização privilegiada, aliada às dimensões de seus limites, sua diversidade biológica e cênica e a riqueza histórico-cultural de seus atributos o impelem a se colocar necessariamente como um dos mais representativos Parques Nacionais do país.

O choque de gestão esperado para o PNSB é tarefa grandiosa representada pelo grande volume de desafios impostos. Sua delicada situação fundiária e a diversidade de seus acessos comprometem sensivelmente as ações de controle e monitoramento das atividades conflitantes aos seus objetivos de conservação. O longo período em que o PNSB manteve-se distante de sua plena consolidação potencializa essas dificuldades somando um grandioso passivo a ser recuperado.

O PNSB é hoje um dos 7 parques prioritários do país para a implementação do programa de concessões do Ministério do Meio Ambiente. A inserção do PNSB no cenário eco-turístico nacional, através de ações que implementem o ordenamento e a valorização de seu uso público, pretende atrair visibilidade para a unidade otimizando seu potencial para a captação de recursos e parcerias. Estas serão de fundamental importância para a consolidação de uma gestão participativa capaz de dividir benefícios e responsabilidades entre os diversos atores da sociedade e de criar as condições para o pleno alcance dos objetivos de sua criação.

Programação
Dia 4/11/08 Terça-feira
9h - Apresentação dos participantes e objetivos do seminário9h30 - Apresentação MMA: Diretrizes Institucionais10h - Apresentação ICMBio: Diretrizes Institucionais (uso público; regularização fundiária; proteção)
11h - Apresentação PNSB: Projeto de gestão triênio 2008/2011
12h - Almoço14h - Apresentação UNITAU: Cursos, Equipe técnica e potencialidades
15h30 - Apresentação ECONSENSO: Fundo para investimento em Parques Nacionais16h - Apresentação Iniciativas Promissoras: (Instituições Inscritas)
17h30 - Debates e triagem de grupos de trabalho
18h30 - Definição de grupos temáticos19h - Encerramento das atividades primeiro dia

Dia 5/11/08 Quarta-feira0
9h - Trabalhos de grupo
12h - Almoço
14h - Trabalhos de grupo
16h - Apresentação de Planos de Trabalho
19h - Encerramento das atividades

INSCRIÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br