Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

24 de outubro de 2008

CRESCE O NÚMERO DE ACIDENTES COM ESCORPIÕES


Levantamento da Fiocruz aponta para um aumento de 88% no número de acidentes com escorpiões no estado em relação aos dados do estudo anterior, de 2000 (foto: Instituto Butantan)
Mais picadas no Rio de Janeiro
21/10/2008 - Agência Fapesp

Um estudo recém-concluído por pesquisadores do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), na capital fluminense, aponta para um aumento considerável no número de casos de acidentes com escorpiões no Estado do Rio de Janeiro.
Os resultados mostram um crescimento de 88% no número de acidentes em relação aos dados do estudo anterior, que são de 2000. Os números do novo levantamento levaram os pesquisadores a concluir que “os acidentes com escorpiões são considerados um grande problema da saúde pública fluminense”.

De acordo com a pesquisa, o Tityus serrulatus, conhecido como escorpião amarelo, é o mais comum nos casos de maior gravidade registrados não apenas no Rio de Janeiro, mas também na Bahia, Minas Gerais, São Paulo, Espírito Santo, Paraná e Goiás.
O fato de a população desse escorpião ser formada apenas por fêmeas, cuja reprodução se dá por partenogênese (independe do macho), pode explicar a sua expansão, segundo os cientistas da Fiocruz, que integraram o projeto Escorpionismo no Estado do Rio de Janeiro: aspectos epidemiológicos, ambientais e socioeconômicos.

Além da grande incidência de ocorrências em determinadas regiões do Estado do Rio de Janeiro, a pesquisa da Fiocruz foi impulsionada pela potencialidade dos casos que têm ocasionado quadros graves, alguns deles fatais, principalmente em crianças.
A incidência foi destacada em um levantamento epidemiológico realizado anteriormente no Centro de Controle de Intoxicação (CCI), vinculado ao Hospital de Clínicas da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O trabalho também mostra a alta incidência de acidentes com escorpião envolvendo crianças: dos 29 casos graves atendidos no Hospital das Clínicas entre janeiro de 1994 e dezembro de 2005, 28 eram de pacientes com menos de 14 anos.
Ainda de acordo com o estudo da Fiocruz, os acidentes mais freqüentes ocorrem nos centros urbanos e a maioria das picadas se localiza nos membros superiores dos indivíduos. Além da intensa dor na hora da picada, as principais complicações são arritmias cardíacas e edema pulmonar, que podem levar a vítima ao óbito ainda que seja medicada a tempo.

O projeto da Fiocruz foi financiado pelo Programa de Indução à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico do Icict e contou com a participação de uma equipe multidisciplinar formada por profissionais do próprio Icict, da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), da presidência da Fiocruz, do Instituto Vital Brazil e da Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro. (FAPESP)
Onde há baratas, há escorpiões’, alerta Coordenadora de Saúde
Um único animal pode gerar até 25 filhotes em três a quatro meses Os escorpiões são animais partogenéticos, ou seja, que se auto-reproduzem, e mais de uma vez por ano. “Onde há um, em três ou quatro meses pode haver 20 a 25 escorpiões.

O cemitério é um ambiente propício por ter bastante barata. E onde tem barata tem escorpião”, informa Josielen Amorim, coordenadora da Secretaria Municipal de Saúde.

Os terrenos baldios também constituem um grande problema. “Não se deve jogar lixo, material que sirva de alimento para as baratas, porque se multiplicam e com elas aparecem também os escorpiões. Mesmo entulhos devem ser evitados, pois são esconderijos dos escorpiões.

A manutenção dos terrenos limpos depende de todos. Por isso denuncie, anote a placa do carro, não vamos permitir que sujem os terrenos”, pede a coordenadora.

“Outra coisa são as medidas preventivas, como olhar dentro dos sapatos, batê-los antes de calçar, olhar as toalhas, não deixar lençol encostado no chão, porque possibilita que o animal suba por ele e se aloje ali, e quando a pessoa vai dormir é atacada; tapar ralos, colocar telas em janelas, colocar panos embaixo da porta se não tiver ‘rodinho’, porque um escorpião passa numa fresta de até um centímetro”.

Josielen Amorim explica ainda que o escorpião só ataca quando se sente ameaçado, porque tem sensores e identifica perigo iminente. Aí ele começa a balançar a cauda, a colocar a cauda para cima e quando encontra alguma coisa sólida (uma perna, um pé, u’a mão, um braço etc.), lança o veneno. O escorpião necessita de 30 dias para ter de volta seu veneno, quando ele é inoculado numa picada. LEIA MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br