Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de outubro de 2008

DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS DA ÁGUA


Direitos da Água
Declaração Universal dos Direitos da Água


Em 22 de março de 1992 a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o "Dia Mundial da Água", publicando um documento intitulado "Declaração Universal dos Direitos da Água". Eis o texto que vale uma reflexão:

Artigo 1o. - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Artigo 2o. - A água é seiva do nosso planeta. Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado no art. 3o. da Declaração Universal dos Direitos do Homem.

Artigo 3o. - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Artigo 4o. - O equilíbrio e o futuro de nosso planeta dependem da preservação da água e dos seus ciclos. Estes deven permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Artigo 5o. - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores, ela é sobretudo um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Artigo 6o. - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Artigo 7o. - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Artigo 8o. - A utilização da água implica o respeito à Lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Artigo 9o. - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Artigo 10o. - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.


ÁGUA, GOTA DIVINA
J. P. Chacon - Sorocaba - SP


ÁGUA É GOTA BENZIDA, É GOTA SAÍDA

DO SEIO DA TERRA, NO MEIO DA SERRA,

P’RA VIDA TRAZER.

ÁGUA, QU'É GOTA DIVINA, QUE REGA A CAMPINA,

QUE MOLHA A SERRA, FECUNDA A TERRA,

P’RA VIDA VIVER.
É GOTA TÃO PURA, QUE FAZ A FARTURA

NAS PLANTAS, NO CHÃO.

É GOTA, É VIGOR, QUE ABRANDA O CALOR

DO SOL DE VERÃO.
É ÁGUA DO CÉU, DA NÚVEM EM VÉU,

QUE VEM P’RA FORMAR

OS RIOS E VAZANTES, OS LAGOS BRILHANTES,

AS ONDAS DO MAR.

OH ÁGUA, SE ÉS GOTA DIVINA,

QUE A TODOS FASCINA,

SE ÉS VIDA DO SER.

POR QUE? O HOMEM MALDOSO,

VORAZ, AMBICIOSO,

NÃO PÁRA P’RA VER,

QUE UM DIA, QUE LOGO VIRÁ

E TU PARTIRÁS

SEM NADA DIZER.

E O HOMEM, VORAZ, SEM CLEMÊNCIA

NA PRÓPRIA INDOLÊNCIA

IRÁ PERECER.

OH ÁGUA, QUE ÉS GOTA DIVINA,

ACORDA, ILUMINA,

OS HOMENS DE BEM!

LHES REGA O CHÃO DA CONSCIÊNCIA,

DESFAZ A INDOLÊNCIA,

A INCÚRIA, O DESDÉM!

LHES ABRA, OH GOTA BENZIDA,

OS OLHOS P’RA VIDA,

QUE VAI MUITO ALÉM!

FAZ QU’ELES,

QUAL GUARDAS DA VINHA,

TE SALVEM, GOTINHA;

SE SALVEM, TAMBÉM!!!

(Fonte: Uniágua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br