Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de outubro de 2008


Encontro das Nascentes termina com balanço positivo da Campanha Y Ikatu Xingu


21/10/2008 - Notícias Socioambientais
Os bons resultados que a Campanha Y Ikatu Xingu alcançou nos últimos quatro anos para a restauração das matas ciliares da Bacia do Xingu e a geração de alternativas econômicas sustentáveis para populações tradicionais foram mostrados nos três dias de duração do II Encontro Nascentes do Xingu e da I Feira de Iniciativas Socioambientais.


Na tarde do sábado, 18/10, organizadores, apoiadores e os presentes emocionaram-se no encerramento do evento.
Nem o calor beirando os 40 graus em Canarana atrapalhou a participação das centenas de pessoas que compareceram ao Parque de Exposições Cidade Jardim, durante três dias (16 a 18/10) para conferir o II Encontro Nascentes do Xingu e a I Feira de Iniciativas Socioambientais.
Agradecimentos e relatos emocionados no encerramento do Encontro em Canarana
Na tarde do último sábado (18), aconteceu o encerramento no qual os organizadores deram depoimentos emocionados que acabaram por contagiar o público presente à Tenda Xingu do Parque de Exposições de Canarana.


Falaram Maristela da Rosa, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), Gisele Neuls, do Instituto Centro de Vida (ICV), Miguel Aparício do Fórum Matogrossense de Meio Ambiente e Desenvolvimento (Formad), Nilfo Wandscheer do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Lucas do Rio Verde (STRLRV), Claci da Silva, da Secretaria Municipal de Educação de Canarana, Rodrigo Junqueira do Instituto Socioambiental (ISA) e Eliane Felten da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Canarana, todos parceiros da Campanha Y Ikatu Xingu.

Também estavam presentes os representantes indígenas Makupá Kaiabi, Aritana Yawalapiti, Cipassé Xavante, Wandunbá Kisêdjê e Managu Ikpeng.


Os avanços dos últimos quatro anos
Rodrigo Junqueira, que é coordenador adjunto do Programa Xingu do ISA, agradeceu a presença e participação de todas as pessoas que acompanharam o evento e que contribuíram para que ele acontecesse, em especial a prefeitura de Canarana.

Agradeceu também o esforço e trabalho de todos os colaboradores do ISA e dos voluntários. Junqueira salientou que na segunda edição do Encontro Nascentes do Xingu, que contou com a organização de uma Feira de Iniciativas, os participantes puderam sentir suas diferenças e se conhecer melhor.


O evento reuniu diversos setores envolvidos na conservação dos recursos naturais da Bacia do Xingu e na Campanha Y Ikatu Xing entre eles indígenas, proprietários rurais, agricultores familiares, estudantes, professores e diferentes instituições.


"O II Encontro e a I Feira consolidaram o alicerce da Campanha Y Ikatu Xingu. Foi possível ver com os próprios olhos os avanços dos últimos quatro anos, mostrando que é possível aliar produção e conservação através da valorização da diversidade socioambiental”, disse Rodrigo Junqueira. “Daqui para frente o desafio é ampliar o escopo da campanha, sistematizar e multiplicar as experiências, atingindo uma escala de iniciativas socioambientais que possam definitivamente influenciar políticas públicas que efetivamente trabalhem por uma cultura florestal e agroflorestal".


Maristela da Rosa lembrou que a Campanha Y Ikatu Xingu é uma responsabilidade de todos que vivem na região, e que precisa ser cada vez mais compartilhada. Gisele Neuls disse que a campanha é um esforço para unir as diferenças e que, como uma dança, pode ter diferentes parceiros, que atuam de formas diversas de acordo com suas possibilidades e propostas de atuação.


Programação cultural
Mesas-redondas, mini-cursos e oficinas sobre questões socioambientais do Xingu fizeram parte do evento. E 35 estandes mostraram projetos que a campanha apóia na região, e que apontam para soluções que possam restaurar e conservar os recursos naturais de toda a Bacia do Xingu, nos eixos da BR-158 e BR-163.

O grupo Mambembrincantes fez com que todos dançassem de mãos dadas ao som da ciranda
Além de todas essas atividades, houve uma intensa programação cultural que divertiu o público através de apresentações de danças indígenas dos índios do Alto Xingu e das etnias Ikpeng, Yudjá e Xavante, e de um espetáculo musical com o grupo de Brasília Mambembrincantes, que terminou na sexta-feira à noite com uma grande ciranda que uniu todos os presentes em uma gigantesca roda.


A Mostra de Cinema Ambiental exibiu, todos os dias do evento, dezenas de filmes indígenas e com mensagens ecológicas, como “Quando a ecologia chegou” e “Xingu – A Terra Ameaçada”, dirigidos por Pedro Novaes e Washington Novaes, respectivamente, e “Pirinop, meu primeiro contato”, de Mari Corrêa e Kanaré Ikpeng. Depois do encerramento, no sábado (18), a dupla Mineiro e Graciano cantou para um público bastante animado apesar da chuva que providencialmente caiu sobre a cidade no final da tarde.
ISA, Instituto Socioambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br