Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de outubro de 2008

ENTRE NESSA ONDA - Greenpeace Brasil em defesa dos nossos mares

Greenpeace lança no Rio campanha em defesa da preservação dos mares

09/10/08 - Radiobras

A organização ambientalista Greenpeace lançou nesta terça-feira (8), no Rio de Janeiro, uma campanha para alertar a população sobre a vulnerabilidade dos mares brasileiros, devido a fatores como mudanças climáticas e pesca predatória.

A iniciativa é baseada no relatório À Deriva – Um Panorama dos Mares Brasileiros, elaborado pela própria organização e que reúne entrevistas com cerca de 40 estudiosos das condições da vida marinha.
O estudo mostra o aumento na temperatura dos oceanos, que acaba prejudicando a biodiversidade dos mares.

Outra questão ressaltada é a baixa quantidade do estoques pesqueiros. Segundo o relatório, 80% das espécies economicamente exploradas no Brasil, como sardinha, tainha, camarão e corvina, estão ameaçadas.

De acordo com a coordenadora da campanha de Oceanos do Greenpeace Brasil, Leandra Gonçalves, é preciso manter o equilíbrio entre a produção e a capacidade natural de reposição dos estoques pesqueiros.“O setor pesqueiro no Brasil emprega 800 mil pescadores e há cerca de 4 milhões de pessoas envolvidas.

O Greenpeace de forma alguma visa a acabar com a atividade pesqueira, mas sim (busca) um manejo adequado desses estoques, ou seja, que haja fiscalização, regulamentação e pesca de outras espécies não-exploradas de forma regulada.

Hoje não há governantes no setor pesqueiro e é necessária uma organização da pesca para que não se pare de pescar por causa da escassez.”Para alertar sobre a necessidade de se adotar medidas em defesa dos oceanos, serão montados espaços cenográficos na Praça dos Patins, na Lagoa Rodrigo de Freitas, onde o visitante será estimulado, por meio de recursos interativos, a se engajar na causa.

A instalação, chamada Entre Nessa Onda, ficará exposta entre os dias 10 e 12 de outubro, das 9h às 17h. (Fonte: Radiobrás)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br