Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de outubro de 2008

II ENCONTRO NASCENTES DO XINGU (ISA) - CANARANA (MT)

Foto: Jorge Thierry Calasans

Agência Nacional de Águas investe em capacitação para recuperação das nascentes do rio Xingu

Promover a gestão compartilhada e integrada dos recursos hídricos e regular o acesso à água é a missão da Agência Nacional de Águas. A capacitação de recursos humanos para a gestão desses recursos faz parte da estratégia institucional.
Carol Braz - ANA - 20/10/08
Instalados no estande da Agência Nacional de Águas (ANA) no Parque Cidade Jardim, em Canarana (MT), os mini-cursos sobre monitoramento hidrológico oferecidos por técnicos da ANA, chamaram a atenção do público que visitava o II Encontro Nascentes do Xingu e a I Feira de Iniciativas Socioambientais.
Cerca de 40 pessoas participaram do primeiro dia de capacitação, que ensinou, de forma didática, o que são e como funcionam as estações de monitoramento hidrológico.
Os participantes compreenderam a importância dessa atividade na preservação dos recursos hídricos brasileiros.
Pequenos produtores rurais, moradores de assentamentos e índios de várias etnias marcaram presença no estande da Agência e aprenderam sobre a importância da preservação de nascentes e matas ciliares, por exemplo.
No segundo dia, os técnicos da ANA levaram os participantes do mini-curso para conhecerem a estação de monitoramento hidrológico Tanguru, instalada no rio de mesmo nome, pertencente à Bacia Hidrográfica do Rio Xingu, a 5Km de Canarana.
Lá, eles tiveram a oportunidade de aprender, na prática, como funciona a coleta e a transmissão das informações que alimentam o Sistema de Informações Hidrológicas da ANA (Hidroweb), referência nacional.
Para finalizar a participação da ANA no evento, houve dia 18, o último mini-curso de monitoramento. A proposta foi transmitir conhecimentos sobre o Hidroweb e sobre o portal do Sistema Nacional de Informações sobre Recursos Hídricos (Snirh), hospedado no sítio da ANA, na internet.
A importância dos dois sistemas para a gestão dos recursos hídricos foi repassada aos participantes por meio de apresentações e debates. Fonte: Agência Nacional de Águas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br