Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de outubro de 2008

MUSEU EMÍLIO GOELDI INVENTARIA CALHA NORTE DO RIO AMAZONAS

Logo da Conservação Internacional que atua na Calha Norte Expedições inventariam a Calha Norte do Rio Amazonas

29/09/08 - Ambiente Brasil
A Estação Ecológica Grão-Pará, a maior unidade de conservação da Calha Norte do Rio Amazonas, recebeu entre 25 de agosto e 14 de setembro uma equipe de pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), que desde o início de 2008 inventaria a diversidade biológica de cinco novas unidades estaduais de conservação do Pará, que somam mais de 12 milhões de hectares contíguos de áreas protegidas.

Além de se caracterizarem como mega unidades, algumas ainda têm o fascínio de serem terras desconhecidas pelos pesquisadores da natureza.Para enfrentar o desafio de mapear a biodiversidade desta vasta porção do território paraense, o Museu Goeldi, com a parceira da Conservação Internacional e dando prosseguimento ao projeto Biota Pará, está colocando em campo duas dezenas de especialistas que cumprem uma agenda apertada para produzir avaliações ecológicas rápidas de 7 pontos distintos das unidades de conservação.

As expedições fazem parte de um grande projeto coordenado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA que articulou um consórcio de instituições governamentais e da sociedade civil para prover dados socioambientais relativos as uc paraenses na Calha Norte e seu entorno, como também apoiar a elaboração dos planos de manejo e a formação dos conselhos gestores das novas unidades de conservação.

O Consórcio é integrado pelo Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente), o Imaflora (Instituto de Manejo e Conservação Florestal Agrícola), a GTZ (Cooperação Técnica Alemã), o Ideflor (Instituto de Desenvolvimento Florestal do Pará), além do Museu Goeldi (MPEG) e da Conservação Internacional (CI).

Unidades de Conservação

As unidades de conservação estaduais da Calha Norte paraense hoje estão divididas entre as de uso sustentável - como a Floresta Estadual de Faro (635 mil hectares), a Floresta Estadual do Paru (3,6 milhões de hectares) e a Floresta Estadual de Trombetas (3,1 milhões de hectares) - e as de proteção integral - como a Reserva Biológica do Maicuru (1,1 milhão de hectares) e a Estação Ecológica do Grão-Pará (a maior de todas, com 4,2 milhões de hectares). (Fonte: Lázaro Magalhães e Joice Santos / Agência Museu Goeldi)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br