Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

10 de outubro de 2008

PROGRAMA CÓRREGO LIMPO (SP) UM MODELO PARA OUTRAS COMUNIDADES

Programa Córrego Limpo (SP) já atende 2,4 milhões de pessoas e 42 córregos

Com o objetivo de reverter a degradação dos córregos, o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura do Município de São Paulo lançaram o Programa Córrego Limpo, que faz parte de um projeto maior intitulado "Operação Natureza".

Em uma primeira fase, serão investidos R$ 200 milhões em 42 córregos, beneficiando 2,4 milhões de pessoas e uma área de 204 km2, ou seja, 25% da população paulistana, num prazo de dois anos. Contudo, o cronograma total prevê que 300 córregos estejam despoluídos num período de dez anos.

O Programa Córrego Limpo prevê o aprimoramento dos sistemas de coleta de esgotos. Para isso, uma força-tarefa da Sabesp irá executar obras para ampliar as redes existentes, eliminar os lançamentos clandestinos de esgotos nos córregos e galerias de águas pluviais e também melhorar os sistemas de envio de esgotos às estações de tratamento.

Os empreendimentos também possibilitarão o aumento do número de residências conectadas às redes da Sabesp, o que significa mais esgotos coletados e tratados.À Prefeitura cabe a manutenção das margens e dos leitos dos córregos, bem como a remoção de imóveis nos fundos de vale que impeçam a passagem das tubulações principais de esgotamento sanitário. Nesse trabalho conjunto, as Subprefeituras irão intensificar a atuação junto aos responsáveis para regularizar a ligação de esgotos.

Foto: obras no córrego Itaquera - jornaldomunicipio.com.brMeio ambiente: nosso espaço
Além do trabalho da Prefeitura e do Governo, a participação da comunidade é primordial para o sucesso do programa. Por isso será realizado um Projeto de Educação Ambiental junto à população para conscientizar as pessoas sobre a importância de não depositar lixo e entulho nas ruas ou nos córregos, fazer a ligação de esgotos e cuidar das instalações residenciais.

Um outro trabalho prevê a transformação de 8 áreas em parques lineares, proporcionando mais lazer e saúde à população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br