Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de outubro de 2008

USO DA ÁGUA DE CHUVA GERA BOA ECONOMIA

SOLUÇÕES QUE VALE A PENA CONHECER:

Água da chuva para usos menos nobres

Cecy Oliveira - Águaonline - 10/10/08

O e-business Park – centro empresarial de alto padrão localizado na Zona Oeste da cidade de São Paulo -, implantou o sistema de tratamento e uso de água pluvial, projetado e instalado pela AcquaBrasilis.

O condomínio tem 80 mil m² de área construída, incluindo um bosque de preservação ambiental, compreendendo uma área total de 160 mil m². A preocupação com a sustentabilidade dos recursos naturais e financeiros levou o e-business Park a implantar a solução desenvolvida pela AcquaBrasilis. Com a economia proporcionada pela captação de água de chuva através do telhado, em dois anos será possível pagar os custos do projeto.

A proposta é ter no condomínio cinco sistemas separados de captação de água de chuva dos telhados, em vários pontos do condomínio segundo o engenheiro Paulo Roberto Belluco, do Departamento de Propriedade do e-business Park.

Na primeira etapa do projeto de uso de águas pluviais foi aproveitada uma antiga construção (balança de caminhões), sem uso, transformando-a em uma cisterna para coleta de águas pluviais, com capacidade de 42 m³. Além da disponibilização de água, o empreendimento teve um outro ganho ambiental e social: sobre a cisterna e o recinto dos equipamentos, foi construído um agradável local para convivência, com bancos e deck de madeira, onde os funcionários das empresas podem se encontrar em momentos de almoço ou lazer.

A vazão gerada pelo sistema de tratamento de água de chuva é de 4,0 m3/h e será utilizada para abastecimento de carro-pipa, do próprio empreendimento, para posterior rega dos jardins do centro empresarial. A captação das águas pluviais é feita a partir de uma área de telhado de aproximadamente 1,5 mil m2, gerando um volume disponível de água tratada de aproximadamente 1,6 mil m3/ano.

A economia potencial da estação pode chegar a até R$ 28,8 mil por ano, considerando o custo atual do m³ de água da Sabesp.O centro empresarial e-business Park também capta água de remediação, com origem no subsolo, que passa por processo de reciclagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br