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29 de outubro de 2008

VI SIMPÓSIO BRASILEIRO DE EDUCOMUNICAÇÃO - 28 A 30 OUT - SP (III)


SIMPÓSIO DE EDUCOMUNICAÇÃO - SP

(A jornalista SONIA CARDOSO, da Equipe do Instituto SOS Rios do Brasil, está participando do Simpósio e transmitirá para o Blog as principais informações das atividades diárias)

Educomunicação - é o ato de educar utilizando os meios de comunicação de massa, ou melhor dizendo o mesmo que educação para a mídia.O conceito da educomunicação propõe, na verdade, a construção de ecossistemas comunicativos abertos, dialógicos e criativos, nos espaços educativos, quebrando a hierarquia na distribuição do saber, justamente pelo reconhecimento de que todos as pessoas envolvidas no fluxo da informação são produtoras de cultura, independentemente de sua função operacional no ambiente escolar.

ATIVIDADES DA QUARTA-FEIRA 28 OUT 2008

Sonia Cardoso - enviada especial

O Meio Ambiente em todos os meios
Participantes de mesa redonda discorrem sobre o que é informado quando o assunto é meio ambiente.
A atração que fechou a manhã do segundo dia do VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação foi uma mesa redonda.
Sob o título “Meio Ambiente: na comunidade, na mídia e na educação formal”, o participantes opinaram sobre as falhas e acertos no tratamento dado ao assunto em diversas áreas.

Participaram da mesa Lucia Anello e Francisco Costa, diretora e pesquisador do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania do Ministério do Meio Ambiente (DEA – SAIC – MMA), Rachel Trajberg, Coordenadora de Educação Ambiente do Ministério da Educação (MEC) e André Trigueiro, jornalista da Globo News.

Lúcia Anello, como modera, abriu o diálofo com a seguinte premissa: atualmente, há uma maior discussão sobre o meio ambiente em todos os lugares, principalmente na mídia. Isso, contudo, não significa que ela seja feita de maneira correta. Francisco Costa emendou com a apresentação do documento sobre Educomunicação Socioambiental, distribuído em cd para os participantes do evento.

O documento apresenta estratégias e métodos para apresentar a problemática ecológica, passando por diversas linguagens educominicacionais. Costa disse que ainda não se faz uma comunicação contundente sobre o meio ambiente, tanto midiática, quanto pedagógica. Em sua fala, Rachel Trajbero atentou para um detalhe interessante sobre o que se tem visto ultimamente na mídia: a crise ambiental e a mais recente crise financeira tem em comum, principalmente, a desregulação do consumo.

Por outro lado, os jornais tratam separadamente cada problema. Para Rachel, o planeta está mudando, e nesse sentido é preciso uma visão mais sustentável que se aplique a tudo, não só ao meio ambiente.

É neste contexto que se insere a educomunicação, multiplicando vozes e oferecendo alternativas. Rachel mencionou também as políticas públicas de sustentabilidade implantadas pelo MEC, atuando em escolas e na mídia.

Por fim, André Trigueiro levantou aspectos polêmicos sobre o tema. Para o jornalista, é preciso explicitar o conflito em que vive o homem num planeta degradado por ele mesmo. Disse ainda que é preciso expor a falsa unanimidade, característica recorrente num mundo em que todos querem ser verde – mas poucos conseguem.

A informação, em especial a vinculada pela mídia grande, deve produzir uma nova atitude, uma mudança rápida de hábitos e modos de vida. André fechou sua fala lembrando o conceito exposto ontem por Samyra Crespo, sobre a necessidade de se fazer uma educação para a sustentabilidade.

Ao término da mesa, o pátio do SESC Vila Mariana teve a apresentação da Orquestra Infanto-Juvenil da EMIA. A Orquestra fez parte da programação que vem ocorrendo esta semana paralelamente ao Simpósio, provando que crianças e adolescentes, além de produzir informação, fazem arte.

Sonia Cardoso - Jornalista, enviada especial do SOS Rios do Brasil no VI Simpósio Brasileiro de Educomunicação - SP

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