Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

12 de dezembro de 2008

PROJETO PILOTO DE RECOMPOSIÇÃO DE MATA CILIAR - Comitesinos - (RS)

Estiagem no Rio dos Sinos - a falta de mata ciliar deixa desprotegidas as margens e provoca assoreamento do leito dos rios
Projeto Regional de Recuperação de Mata Ciliar

Reunião em Santo Antônio da Patrulha discutirá na segunda-feira projeto regional de recuperação de mata ciliar

Uma reunião marcada para segunda-feira (15 de dezembro), em Santo Antônio da Patrulha (RS), servirá para formalizar novas adesões ao Projeto Piloto de Recomposição de Mata Ciliar da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos.

O encontro vai ocorrer às 10 horas, na Câmara Municipal de Vereadores (Avenida Borges de Medeiros, 602, bairro Cidade Alta). Além de novas parcerias ao plano, deverá ocorrer também uma exposição dos resultados obtidos até agora com a iniciativa, que já conta com 20 participantes.

O Projeto Piloto de Recomposição de Mata Ciliar é uma iniciativa conjunta do Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica do Rio dos Sinos (Comitesinos), a Rede Ambiental do Rio dos Sinos do Ministério Público do Estado, Empresa Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Instituto Rio-Grandense do Arroz (Irga), Prefeituras e Sindicatos.

Na prática, a idéia é envolver de forma voluntária produtores rurais, moradores de áreas urbanas, empresas e administrações municipais na recuperação vegetal em áreas de margens em propriedades públicas ou privadas.

No final, o projeto deverá formar corredores ecológicos que fornecerão alimento e abrigo as espécies de animais aquáticos e terrestres (como répteis, mamíferos e pássaros), além da qualificação do solo, controle de erosões, entre outros benefícios (veja texto abaixo).

Para a reunião de segunda-feira, são esperados proprietários de áreas de vários pontos do Rio dos Sinos, desde Caraá (onde fica a nascente) até Canoas (onde está a foz no Rio Jacuí). Participarão do encontro em Santo Antônio o presidente do Comitesinos, Silvio Klein; a coordenadora da Rede Ambiental do Rio dos Sinos e promotora de Justiça de Taquara, Ximena Cardoso Ferreira; o supervisor regional da Emater, Nelson Baldasso, e o gerente Regional do Irga, José Gallego Tronchoni, além de lideranças locais.

Saída para uma questão legal

O convênio para implantação do Projeto Piloto de Recomposição de Mata Ciliar na Bacia do Sinos foi assinado em agosto deste ano, entre o Ministério Público Estadual e o Comitesinos. A meta inicial era o plantio de 15 mil mudas na região. Estimativa que já conta com expectativa de superação.

A iniciativa teve também, na tarde da quinta-feira, a confirmação dos apoios da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) e da Fundação Zoobotânica do Estado. Nos dois casos, foi confirmada a ajuda no fornecimento de mudas para os plantios em áreas ribeirinhas e moeirões para a construção de cercas nos pontos em que as novas árvores necessitarem de proteção.

Basicamente, o acordo entre o Ministério Público e o comitê de bacia busca um meio-termo, ainda que temporário, para as exigências do Código Florestal Brasileiro sobre a faixa de preservação junto aos cursos d' água.

Pela lei, para rios com até 10 metros de largura, é exigida a preservação de uma faixa de pelo menos 30 metros de mata em cada margem. Em rios mais largos, a faixa de árvores exigida chega a 50 metros, em cada lado.

Pelo acordo, será inicialmente recuperada uma faixa de 15 metros em rios e cinco metros em arroios. “Se não conseguimos o ideal imediatamente, façamos ao menos o possível por enquanto”, resume o presidente do Comitesinos. Conforme Sílvio Klein, a idéia é de que mais tarde a área recuperada seja ampliada. “Os propósitos do Ministério Público são os mesmos do Comitesinos”, salientou a promotora Ximena Cardoso Ferreira, sobre a importância da iniciativa. Segundo ela, além da mata ciliar, outros temas prioritários para a instituição são os resíduos urbano e industrial.

Já para o coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do MP Estadual, Alexandre Sikinowski Saltz, o acordo é um passo concreto no relacionamento do MP com a comunidade. “As Redes Ambientais estão tratando prioritariamente da recomposição dos corredores ecológicos em todas as regiões.” Conforme Saltz, por isso, a experiência do trabalho com o Comitesinos deverá ser repetido em outras bacias hidrográficas do Estado.

Outras informações:
Castor Becker Júnior
Asses imprensa – reg, prof. 8862 DRT/RS
(51) 9809-2540

COMITESINOS
Ramal Interno: 5508
Fone Externo: 51 3590.8508
Site: www.comitesinos.com.br

UM BELO EXEMPLO A SER SEGUIDO:
PARABÉNS VALENTES DEFENSORES DO COMITESINOS.
TOMARA QUE OUTROS COMITÊS DE BACIAS HIDROGRÁFICAS E COMUNIDADES BRASILEIRAS SIGAM O EXEMPLO DE VOCÊS E SAIAM EM DEFESA DAS MATAS CILIARES DE SEUS RIOS, GARANTINDO A FORMAÇÃO DOS CORREDORES ECOLÓGICOS, A VIDA DA FAUNA AQUÁTICA E TERRESTRE, ALÉM DO CONTROLE DO SOLO E FIM DOS ASSOREAMENTOS. Prof. Jarmuth Andrade

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Boa Tarde
    Parabens pela iniciativa,é isso que nosso planeta necessita de concientização.
    Gostaria de saber se vcs podem me enviar o projeto de vcs para poder implantar aqui em SC.Não tenho idéia de como iniciar

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br