Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

21 de janeiro de 2009

AS CRIANÇAS E A QUESTÃO DA ÁGUA - FSM


*The Children's World Water Forum aponta para as preocupações existentes em torno da questão da infância e dos usos da água*

*Estabelecido em Quito durante o 3º Fórum Mundial da Água, a seção direcionada para as crianças realiza conexões entre a infância e a questãoda água.*

Por: Efraim Neto

Nos países em desenvolvimento, um terço das mortes em crianças tem origem nas doenças de via hídrica. O problema poderia ser revertido com água limpa e saneamento adequado.

Embora 91% da população tenha acesso a água potável, ainda é grande a quantidade de pessoas que continuam sem contar com este elemento essencial à vida. No planeta 1,8 milhão de crianças morrem por ano vítimas de diarréia, por exemplo.

O The Children's World Water Forum(CWWF),
que ocorre entre os dias 17 e 14 de março, durante o 5º Fórum Mundial da Água, é uma tradição que foi estabelecido em Quioto no 3º Fórum Mundial da Água, onde cerca de 109 crianças, de 32 países participaram, e atuaram em questões de grande importância ao bem estar das crianças de todo o mundo.

Durante a 2ª CWWF, no 4o Fórum Mundial da Água, no México, 107 crianças de 29 países compartilharam 55 ações locais para ajudar na fomentação de soluções para essas questões. As crianças desenvolveram ações em oficinas e atividades educativas.

O envolvimento de crianças em lidar com questões globais exemplifica a necessidade de que as decisões políticas apontem para atividades que coloquem as crianças na linha de frente das ações traçadas para a questão da água e do saneamento.

Além disso, envolver crianças em ações efetivas de transformação social é uma oportunidade para a construção de um diálogo unificado, e que possua como objetivo a imposição de uma mudança significativa para a questão da água. As crianças são atores fundamentais para a água, seja em suas deliberações ou para as tomadas de decisões.


Para mais informações, consulte o Guia.
Preencha o Formulário de Registro para a Infância,
Formulário de Inscrição para Atividades,
Formulário Chaperone
Lista de Delegados


Efraim Neto
(71) 8895.5010
# ECOBlog #
www.efraimneto.zip.net

Fonte: Fórum REBIA Nacional/Vilmar Berna

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br