Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

20 de janeiro de 2009

BALNEÁRIO GUARUJÁ (SP) VIVE CAOS PELA QUALIDADE DA ÁGUA


Praia das Pitangueiras na badalada Guarujá (SP) que sofre com a qualidade da água fornecida ao município

Justiça dá 48 horas para Sabesp melhorar água do Guarujá

CONRADO CORSALETTE
JOSÉ ERNESTO CREDENDIO
da Folha de S.Paulo - 17/01/2009

A Justiça deu um prazo de 48 horas, após notificação, para que a Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) melhore a qualidade da água fornecida ao município do Guarujá, sob o risco de o presidente da estatal, Gesner Oliveira, ser processado por crime de desobediência --o que pode levar à sua detenção.

Além disso, a decisão liminar proferida no dia 30 de dezembro pelo juiz da 3ª Vara Cível local, Gustavo Alvarez, triplicou o valor da multa que vem sendo aplicada diariamente à Sabesp desde maio de 2007, pelo fato de a empresa fornecer água imprópria para a cidade. Cabe recurso da decisão.

A partir de agora, a estatal terá de pagar R$ 300 mil por dia se não regularizar a situação a partir do momento em que for notificada, o que ainda não ocorreu. O pagamento, na prática, tem de ser feito só quando o mérito da ação for julgado.

A ação civil pública foi proposta pela ONG Princípios, motivada por uma reportagem da Folha de abril de 2007. O jornal revelou que, à época, testes encontraram no litoral coliformes acima do estabelecido pelo Ministério da Saúde.

Em maio daquele ano, a ONG conseguiu sua primeira vitória na Justiça, obtendo uma liminar que determinou multa diária de R$ 100 mil à Sabesp por fornecer água imprópria para consumo no Guarujá. Desde então, segundo o advogado da entidade, a estatal nunca regularizou a situação.

"O importante, agora, é que, pela primeira vez, o presidente da Sabesp pode ser responsabilizado criminalmente", afirmou Sidnei Aranha. "Muito me admira que um governador não consiga oferecer água potável para a população", disse.

Os laudos que apontam a baixa qualidade da água foram feitos pela Vigilância Sanitária da cidade, pelo Instituto Adolfo Lutz e pela própria Sabesp.

Segundo esses laudos, as amostras apresentam coliformes totais acima do que a legislação permite. Coliformes totais são encontrados em fezes e em matérias orgânicas e indicam a possibilidade de a água transmitir doenças, como hepatite, cólera e diarreias.

Segundo Aranha, as providências tomadas pela Sabesp são insuficientes. "O máximo que eles têm feito é aumentar a dosagem de cloro na água", afirmou o advogado da ONG.

Outro lado

Procurada ontem pela Folha, a assessoria de imprensa da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo) afirmou que não iria se pronunciar sobre a decisão da Justiça do Guarujá, pois ainda não foi notificada a respeito da decisão.

Em abril de 2007, quando o jornal revelou a má qualidade da água fornecida a boa parte do litoral paulista, a companhia descartou falha no processo de tratamento.

Os técnicos da Sabesp argumentaram que o maior problema estava, na verdade, nos mananciais de onde é retirada a água que abastece o litoral de São Paulo.

Representantes da companhia de saneamento afirmaram ainda que os casos de água imprópria para consumo são "pontuais".

Tais irregularidades, disseram os técnicos ouvidos à época pela reportagem, são resolvidas pouco tempo depois de serem detectadas pelos técnicos que trabalham na região do Guarujá.

Prefeitura

Além da estatal paulista, a prefeitura do Guarujá também é alvo da ação movida pela ONG Princípios. A Folha tentou entrar em contato com o gabinete da administração municipal durante a tarde, mas ninguém atendeu aos telefonemas. Ontem era ponto facultativo na cidade.

A reportagem ligou ainda para o celular de um dos assessores da Secretaria do Meio Ambiente, mas também não conseguiu resposta.

Água está própria para o consumo no Guarujá, diz Sabesp
A Sabesp (companhia de saneamento básico) afirmou ontem, por meio de sua assessoria de imprensa, que a água fornecida para o Guarujá (SP) está própria para o consumo.

Na sexta, a Justiça havia dado prazo de 48 horas, após notificação, para que a estatal melhorasse a qualidade da água fornecida sob o risco de o presidente da empresa, Gesner Oliveira, ser processado por crime de desobediência - FSP, 20/1, Cotidiano, p.C8.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Se um presidente, de uma estatal, não sabe gerenciar uma empresa, como a sabesp, deveria ser esonerado de seu cargo.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br