Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de janeiro de 2009

CAMPANHA DIGA NÃO ÀS ENCHENTES - FINAL DE SEMANA COM MUITA CHUVA NO DF E VINTE ESTADOS


Defesa Civil alerta para fim de semana chuvoso em 20 estados e no Distrito Federal

Da Agência Brasil - 23/01/2009

Brasília - O fim de semana deve ser de chuva forte em 20 estados e no Distrito Federal. O alerta foi divulgado na tarde de hoje (23) pela Secretaria Nacional de Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração Nacional.

Segundo a Sedec, o sábado e o domingo serão chuvosos nos seguintes estados: Tocantins; Alagoas; Amazonas; Amapá; Bahia; Ceará; Espírito Santo; Goiás; Maranhão; Minas Gerais; Mato Grosso do Sul; Mato Grosso; Pará; Paraíba; Pernambuco; Piauí; Rio de Janeiro; Rondônia; Roraima e São Paulo, além do Distrito Federal.

Em muitas localidades, áreas de instabilidade vão provocar chuva intensa, acompanhada por descargas elétricas. No litoral do Sudeste, uma frente fria pode provocar causar temporais isolados no Espírito Santo, associados a rajadas de ventos entre 40 e 60 quilômetros horários.

O alerta divulgado pela Sedec é baseado em informações fornecidas pelo Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Município fluminense de Bonito é atingido por mais um deslizamento de terra

Da Agência Brasil - 23/01/2009






Rio de Janeiro - A cidade de Rio Bonito, localizadona na região da baixada litorânea fluminense, foi atingida hoje (23) por mais um deslizamento de terra. Diversas casas tiveram que ser desocupadas. Ao todo, 22 pessoas foram para um abrigo da prefeitura local.

Para tentar ajudar as cidades do norte e noroeste do estado que foram afetadas pelas chuvas em dezembro, o governador em exercício no Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, se reúne hoje (23) com os prefeitos em Itaperuna com prefeitos daquela região para checar a situação dessas cidades e observar quais são as necessidades da população local.

Em Tanguá, região metropolitana do Rio, a chuva que cai na cidade desde a última segunda-feira (19) já causou desde alagamento de ruas até deslizamento de encostas. O rio Cacebiru transbordou e deixou 40 pessoas desabrigadas e cerca de 600 desalojadas. Para o secretário de governo de Tanguá, Eduardo Swiech, o número de pessoas atingidas pelas enchentes poderia ter sido maior caso os rios que cortam a cidade não estivessem limpos.

“O sistema de rios e riachos do município passou, nos últimos quatro anos, por um excelente trabalho de limpeza e retirada de entulho. Por isso, que não se verificaram vítimas até o momento. Os rios, apesar de inundarem parte da cidade, não continham lixo e detrito e, por isso, extravasaram rapidamente.”


Fonte: Agência Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br