Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de janeiro de 2009

LEITOR DO BLOG CONTESTA "FECHAMENTO DO RIO UNINI"

Sra. Aline Viera com seu belo tucunaré de 19 libras. Rio Unini (AM)

Leitor do Blog opina:

JUSTIÇA FEDERAL E A PESCA DO TUCUNARÉ NO RIO UNINI...":

Conheço bem o Unini, assim como Aracá, Demini, Uatumã, etc., assim como conheço algumas das operadoras na região, inclusive a River Plate, com quem pesquei lá, em 2007 e bati meu recorde de peso (10kg) e de quantidade (72 tucunarés em um dia).
Tudo isto para dizer que, de predatória, tais operações nada têm. Ao contrário, buscando assegurar a máxima satisfação de um cliente que paga somas muito altas, tudo o que eles fazem é proteger, ao máximo, o ambiente e o tucunaré.

Lamento que todas as regras legais brasileiras não sejam cumpridas, mas preferia ver os esforços de nossas autoridades voltados a viabilizar e apoiar a legalização ao invés de meramente "fechar" o rio.
O que dúvido, pois certamente as mesmas populações, carentes, rapidamente serão tentadas a facilitar uma exploração predatória.

O modelo de exploração e a característica de limitada a uma ou duas operadoras por rio é o melhor do que se poderia pensar em termos de exploração sustentável de tais recursos naturais. A limitação é chave para que se possa praticar um manejo sustentável, para que a área possa descansar entre um e outro grupo de pesca.

A exploração por tais operadoras, sob pagamento de licenças, é o que melhor se poderia fazer para auferir receita tanto para a manutenção das populações locais quanto para o investimento em mais meios de proteção ambiental.

Espero que este comentário possa ajudar a caminhar na direção de um modelo já amplamente provado, como no caso das experiências de recuperação de pesca na Flórida, de populações de lobos e ursos nas Rochosas, etc.

Postado por Carlos Gomes (cjpgomes@uol.com.br) no blog SOS RIOS DO BRASIL em 9:24 PM

Caro Carlos Gomes, Vc não gostaria de escrever um artigo para nós sobre esse assunto?
Se tiver algumas fotos ilustrativas pode enviar também (inclusive aquela que vc bateu seus records em 2007)
Como pescador esperiente poderia dar umas boas dicas de proteção das pescas e também dos rios. Muita gente faz bobagem por falta de orientação, nem sempre por maldade.

Ficaremos muito agradecidos se pudermos contar com sua colaboração.

saudações eco-fluviais

Prof. Jarmuth Andrade
Equipe ISOSRiosBr

NOSSA POSTAGEM :

26 de Setembro de 2008

JUSTIÇA FEDERAL E A PESCA DO TUCUNARÉ NO RIO UNINI


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Um comentário:

  1. Pescar, soltar e preservar, é nosso norte.
    Iniciamos a vinte dias a busca de atingir o objetivo de transformar nossa região, hoje com as populações de Robalos quase dizimadas em um polo de Pesca Esportiva, nos níveis dos localizados no Rio Negro. Queremos dar ao nosso Robalo o respeito que vocês deram ao Tucunaré do Rio Negro.
    A criação de identidade preservacionista e a implementação da cultura do 100% pesque e solte são aliadas importantes na preservação de nossos rios e mananciais.
    Estamos formatando e brevemente será implantado na região do baixo Paraíba de Sul no Norte Noroeste de estado do Rio de Janeiro o "Projeto Robalo", diferenciado dos projetos habilitados para o ambiente marinho, a preocupação é com o acompanhamento de todo ciclo evolutivo do Robalo, que como se sabe inicia nos manguezais e acontece, no leito do rio, na nossa região até cem quilometros acima.
    Num primeiro momento a decretação de uma imediata moratória pesqueira como consequência da degradação da ictiofauna provocada pelo recente crime ecológico por envenenamento das águas pela empresa Servatis.
    A implantação de defeso em períodos coincidentes ao que já ocorre na Bahia e Espírito Santo, uma vez que foi efetuada com base técnica.
    Estudos preliminares já acontecem nesta fase, a criação da estação de criação e repovoamento do Rio Paraíba e acompanhamento e o atendimento das necessidades populações de pescadores artezanais.
    O projeto preve ainda recuperação da Mata Ciliar em toda a linha de margens do Rio Paraíba numa distancia de até 100 km da foz.
    A idéia é envolver todos os municípios que de alguma maneira utilizem ou se bebeficiem das águas do Rio Paraíba aqui em nossa região e todos os órgãos e organismos públicos e privados.

    Projeto Robalo
    N_NO/RJ

    Armando Barreto
    MSN: mando_barreto@hotmail.com

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br