Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

23 de janeiro de 2009

NOSSA CAMPANHA DIGA NÃO ÀS ENCHENTES TEM RAZÃO...EM FORTALEZA ESTÃO COM A MÃO NA MASSA!

Período Chuvoso Canais são limpos para prevenir alagamentos

Trabalho pesado: ao todo, 15 pessoas estão atuando na limpeza dos canais da Regional I. Quando necessário, contando com o auxílio de retroescavadeira, pá mecânica e caçambas (Foto: J. Luís)

Prefeitura e Governo do Estado correm contra o tempo para limpar canais e desobstruir sistema de esgoto

Publicado por RENATA BENEVIDES - Repórter - http://diariodonordeste.globo.com

Alagamento de ruas, água invadindo casas, famílias perdendo tudo para a chuva. Todo ano é a mesma coisa, uma tragédia anunciada.
Na tentativa de reduzir os danos nas áreas mais prejudicadas, a Prefeitura de Fortaleza e Governo do Estado correm contra o tempo para limpar canais, desobstruir bocas de lobo e garantir a fluidez do sistema de esgoto. Com a chuva intensa de quarta-feira, que já provocou alagamentos, a população tem pressa para que os trabalhos sejam realizados.

Ontem, no Jardim Iracema, bastante atingido pelas chuvas, onde houve até o desabamento de uma ponte, homens da Secretaria Executiva Regional I estavam limpando o canal que corta o bairro. O aposentado José Marques, de 65 anos, que há dez anos mora ao lado do canal, afirmou que, quando a chuva chega sem a limpeza, sempre há alagamento. Mesmo com o trabalho realizado, ele se diz desacreditado da vizinhança. “Basta o pessoal da limpeza sair para começar a vir gente jogar de novo lixo dentro do canal”, denuncia.

A Regional informou que o trabalho de desobstrução começou no dia 13 de janeiro, passando por Jacarecanga, Pirambu e Goiabeiras. Ao todo, 14 canais devem ser limpos na região. Quinze pessoas estão atuando na limpeza com auxílio de retroescavadeira, pá mecânica, além de caçambas.

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e de Infra-estrutura (Seinf) também está colocando em andamento ações para limpar bueiros, bocas de lobo e galerias pluviais da Capital. A operação começou pelo Montese. Conforme a Seinf, a programação foi definida juntamente com a Defesa Civil e Regionais a fim de complementar o trabalho de limpeza já realizado todos os anos. A intensificação visa prevenir calamidades nos pontos críticos.

Para essa ação, a Seinf afirma ter adquirido dois caminhões, no valor de R$ 1,6 milhão, que são automatizados e dispensam a entrada de pessoal nas galerias, tornando o processo mais ágil e seguro. Com o equipamento, a limpeza passou a ser feita por meio de jateamento e sucção. “Essa ação atenderá a toda a Cidade, principalmente nas áreas da Regional I e II, que possuem maior demanda, prevenindo, assim, alagamentos e maiores transtornos do período das chuvas”, afirma Tarcísio Chaves, diretor da Usina de Asfalto, que está responsável pelo trabalho.

Já a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) afirma ter iniciado os trabalhos de prevenção ainda em dezembro, com a limpeza do interceptor leste (tubulação de esgoto que vai do Iate Club à Estação de Pré-condicionamento, na Leste-Oeste). A previsão é que cerca de cinco mil toneladas de areia sejam retiradas em 10 meses. O investimento para a retirada do material sólido é de cerca de R$ 2 milhões. FONTE: Site Tratamento de Água

CAMPANHA DO ISOSRiosBr:

31 de Dezembro de 2008

NOVOS PREFEITOS - PARABÉNS : "DIGA NÃO ÀS ENCHENTES" E EVITE TRAGÉDIAS




NÃO PERMITA QUE AS TRAGÉDIAS SE REPITAM EM SUA CIDADE


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br