Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

13 de fevereiro de 2009

RJ PROMETE RECUPERAR E REVITALIZAR CANAL DO FUNDÃO EM DOIS ANOS


EXCLUSIVO: Começam as obras de recuperação e revitalização do Canal do Fundão, no Rio de Janeiro

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Em dois anos o local deve estar totalmente despoluído, de acordo com o presidente da Fundação Bio Rio, Márcio Fortes. Ele participou da solenidade que marcou o início das obras nesta segunda-feira (09). Participaram também o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, o subsecretário do Ambiente, Antônio da Hora, o diretor da Área de Serviço da Petrobras, Renato Duque, o reitor da UFRJ, Aloísio Teixeira, e o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins.

Cerca de dois milhões de metros cúbicos de material devem ser retirados para a recuperação do canal. A dragagem deve reduzir também as enchentes causadas pela elevação do Rio Faria Timbó. É um projeto trabalhoso, de acordo com Márcio Fortes, mas de grande importância. Ele lembra que a degradação neste local foi um dos motivos da desclassificação do Rio de Janeiro na disputa para sede dos Jogos Olímpicos. Quem chega à cidade pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim, passa obrigatoriamente pelo local. Agora, a recuperação do Fundão é pré-requisito para que a cidade possa disputar a sede das Olimpíadas de 2016.

Análises constataram a presença de metais pesados como chumbo e mercúrio. Para a limpeza dessa camada contaminada será feito um processo de separação da areia. O material retirado será "ensacado" em cápsulas de geotextil. Depois de limpa a água retornará para a Baía de Guanabara.

"O trabalho de monitoramento já está instituído", explica Fortes, "para que a poluição não volte a ser um problema no Canal do Fundão".

A Secretaria do Ambiente do Rio divulga que ainda fará novas intervenções na região com a construção de três píers para os pescadores, horto e sede para cooperativas de catadores, com recursos do Fundo Estadual de Conservação Ambiental e Desenvolvimento Urbano (Fecam)/Exclusivo Ambiente Brasil

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br