Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de março de 2009

É PREOCUPANTE A SITUAÇÃO DOS RIOS DO BRASIL , DIZ RELATÓRIO DA ANA


Espumas poluem o Rio Tietê - Pirapora do Bom Jesus (SP)

ANA: poluição piora qualidade de 21% dos rios do País

Agencia Estado - www.estadao.com.br/noticias
27/3/2009

SÃO PAULO - O Brasil concentra 12% da água potável do mundo. Ainda assim, moradores de regiões metropolitanas convivem com rios que mal dão conta de suprir suas necessidades. Poluição e mau uso dos recursos hídricos transformaram a qualidade das águas de 21% dos rios do País.


Em São Paulo, cinco rios e a Bacia do Alto Tietê estão entre os que têm a pior qualidade. Os dados são do primeiro relatório de conjuntura dos recursos hídricos no Brasil, lançado ontem pela Agência Nacional de Águas (ANA), analisando a situação de todas as bacias hidrográficas brasileiras.

De um modo geral, a qualidade das águas no País é boa - 9% foi considerada ótima e 70%, boa - com a ressalva de que boa parte dos rios do Centro-Oeste, Norte e sertão do Nordeste não foi avaliada. Ainda assim, 7% das águas foram consideradas péssimas ou ruins e 14%, regulares.

Esses rios concentram-se justamente nas áreas mais povoadas do País, caso da Bacia do Alto Tietê e das bacias do Gravataí e do Sinos, rios que abastecem a região metropolitana de Porto Alegre.

São situações reversíveis, mas o caso é que, apesar de haver algum tratamento do esgoto despejado nessas águas, não é uma prática universal. Seria necessário muito mais investimento?, diz João Conejo, superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da ANA.

Atualmente, apenas 47% da população tem esgoto coletado. Desses, 53% são jogados nos rios sem qualquer tratamento, contribuindo para a poluição. As zonas metropolitanas de São Paulo, Curitiba, Porto Alegre, Belo Horizonte e Vitória são as que estão hoje em situação mais preocupante. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo. Fotos: http://forum.hardmob.com.br


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. [u][i][b]EU ACHO QUE NÓS DEVEMOS CUIDAR MAIS DOS RIOS, SE CADA UM FIZER UM POUQUINHO AS POLUIÇÕES QUE ESTÃO ACONTECENDO COM OS RIOS IRAM ACABAR NÓS PODEMOS FAZER MUITAS COISAS COMO: NÃO JOGAR O LIXO DA NOSSA CASA NOS RIOS, NÃO JOGAR O ÓLEO PELO RALO DA PIA PORQUE COM O ÓLEO QUE JOGAMOS NA PIA PODEMOS DAR PARA AS ESCOLAR QUE ESTÃO RECOLENDO PARA VENDER PARA A PREFEITURA OU ATÉ MESMO FAZENDO SABÃO.
    ENTÃO NUNCA SE ESQUEÇA COM POUQUINHO COM POUQUINHO ACABAREMOS COM A POLUIÇÃO NÃO SÓ DOS RIOS MAS DO MUNDO!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. O Rio são Francisco estar a caminho desta catástrofe uma vazão muito grande cada vez mais aumentando a poluição é uma situação preocupante Governo Federal faz um projeto de TRANSPOSIÇÃO,sem antes fazer uma REVITALIZAÇÃO da foz ate a nascente e depois ver o resultado, mais ou menos de 03 anos, ver o resultado da revitalização um estudo bem feito, para transpor as águas do Velho Chico, e agora fica a responsabilidade de nós cuidar do Rio São Francisco, mais nós precisa do Rio como também os pescadores(as)onde eles tiram seus sustento agora é hora de REVITALIZAR e depois TRANSPOSIÇÃO, PRIMEIRO A REVITALIZAÇÃO O RIO ESTAR NECESSITANDO URGENTE, e não podemos deixar o Rio são Francisco morrer,

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br