Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de abril de 2009

ESTADO DO RJ DIZ NÃO ÀS ENCHENTES LIMPANDO SEUS RIOS


Em seis meses, 500 mil toneladas de lixo e 5,5 mil pneus retirados dos rios

27/4/2009

O trabalho de limpeza dos rios da Secretaria Estadual do Ambiente (SEA) resultou, em apenas seis meses, na retirada de 500 mil toneladas de lixo misturado com sedimentos e 5,5 mil pneus de rios do estado. O levantamento foi feito com base nas estatísticas de três projetos realizados pela Secretaria e pelo Instituto Estadual do Ambiente para desassoreamento, limpeza, controle de inundações e recuperação ambiental de rios.

A maior quantidade de detritos vem sendo recolhida no Projeto de Controle de Inundações e Recuperação Ambiental das Bacias dos Rios Botas, Sarapuí e Iguaçu, na Baixada Fluminense. Orçado em R$ 270 milhões, o projeto prevê o desassoreamento, reforma de pontes, construção de praças e arborização e de vias pavimentadas e ciclovias, além do reassentamento de famílias que vivem nas margens dos rios em Belford Roxo, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti. Cerca de 60 quilômetros dos três rios estão sendo drenados e dragados. Até 15 de abril haviam sido retirados 500 mil toneladas de lixo misturado com sedimentos e 4,5 mil pneus.
De 19 de novembro até sexta-feira (30/02), foram retirados 1.169 toneladas de lixo do rio Pavuna/Meriti, na divisa de Duque de Caxias com a Capital. Também foram retirados 283 pneus. Esse foi o primeiro balanço do mutirão comandado pela Secretaria de Ambiente do Estado com a participação dos moradores ribeirinhos, que são orientados a não utilizarem os rios como escoadouro de lixo e evitar que outros o façam.

Já o projeto de limpeza do rio Pavuna-Meriti, em Duque de Caxias, iniciado em novembro do ano passado, retirou 1.015 pneus e 3.023 toneladas de lixo. É o resultado do mutirão de limpeza das margens e do rio desenvolvido em parceria com a comunidade e que deverá servir de experiência para outras comunidades. A estes dois projetos somam-se as 3 mil toneladas de lixo retiradas do Projeto Rio Ecobarreiras, que tem uma média mensal de 200 toneladas recolhidas desde o início de 2008. O balanço total dos três projetos totaliza 506.023 toneladas de lixo e sedimentos e 5.515 pneus que deixaram de poluir rios do estado.

Para reduzir a quantidade de detritos e lixo jogadas nos rios, a Secretaria do Ambiente também investe em um trabalho socioeducativo junto às comunidades. Em parceria com organizações não-governamentais e associações de moradores, a secretaria promove atividades de conscientização em comunidades e escolas que incluem prevenção à dengue, exposição com materiais recicláveis e apresentações de teatro e música.


Em outra frente de ação, a SEA faz gestões junto às pefeituras para a melhoria da coleta de lixo, o que contribui para evitar o despejo nos rios. A implantação de consórcios intermunicipais para instalação de aterros sanitários é um dos objetivos do Plano Estadual de Resíduos Sólidos, que prevê apoio técnico e recursos para acabar com os lixões a céu aberto, melhorar a eficiência da coleta e incentivar a coleta seletiva. Os municípios que investirem na melhoria da coleta e tratamento de resíduos terão direito a repasses adicionais do estado, através do ICMS Ecológico.

Fonte: Ricardo Goothuzem/Vilmar Berna - Portal do Meio Ambiente


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

2 comentários:

  1. Márcia Benevides Leal22 novembro, 2009 09:54

    Para se discutir um assunto tão importante a verdade teria de estar na frente. Antes de qualquer "especulação": A VERDADE! E ela nunca é dita! A quem interessa este procedimento macabro?

    ResponderExcluir
  2. Olá Márcia,

    A VERDADE? Mas que verdade? Nós aqui de São Paulo ao publicar uma notícia do RJ desconhecemos "outros detalhes" como vc insinua.
    Pode ser mais clara e dizer algo mais sobre "essa verdade" ? Procedimento macabro? Entendemos menos ainda?

    Alguém pode nos esclarecer mais?

    Obrigado!

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br