Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2009



AçõesÁrea cárstica Lagoa Santa


Área Cárstica de Lagoa Santa: biodiversidade e história para serem preservadas


A área cárstica de Lagoa Santa é uma região situada a 30 quilômetros de Belo Horizonte. Sua principal característica é a presença de dolinas, nascentes d’água, e formações rochosas calcárias milenares, que compõem um cenário de grutas. A vegetação da região é composta por Cerrado, Mata Atlântica (Floresta Estacional Semidecidual) e Mata Seca (Floresta Estacional Decidual), que se desenvolve sobre os afloramentos calcários.


Do interior das dezenas de grutas da região, é possível perceber o que é essa formação. Na mesma paisagem, observam-se formações rochosas, sumidouros d'água e vegetação.




Gruta de Cerca Grande Gruta de Poções
Com toda essa riqueza, é também marca da região a importância que possui para a biodiversidade, com presença de espécies ameaçadas de extinção, como o papagaio verdadeiro, e para a história da humanidade e antropologia. Nas cavernas da área cárstica estão registros paleontológicos e arqueológicos com indícios da ocupação humana nas Américas. Pinturas rupestres e outros vestígios não raramente são vistos no carste.
Gruta do Ballet - RPPN da Lafarge Por causa disso, a área cárstica está inserida em algumas unidades de conservação de diferentes classificações. Há na região a Área de Proteção Especial – APE Confins; Área de Preservação Ambiental – APA Carste de Lagoa Santa, gerida pelo Ibama; e o Parque Estadual do Vale do Sumidouro, de responsabilidade do Instituto Estadual de Florestas.
Infelizmente, a despeito do tesouro ainda guardado na área, a Região Metropolitana de Belo Horizonte – RMBH avança desordenadamente em direção ao carste de Lagoa Santa. Além das irregularidades ambientais já existentes por lá, dezenas de empreendimentos, como condomínios e minerações podem vir na esteira de grandes obras patrocinadas pelo poder público. Com eles, aparece a ocupação antrópica.
A Linha Verde, entregue pelo Governo de Minas em 2007, que liga Belo Horizonte ao Aeroporto Internacional de Confins, na área cárstica, é exemplo desses empreendimentos patrocinados pelo poder público. O desejo de expansão do próprio terminal aeroportuário, transformando-o em Cidade Aeroporto é outro desejo do governo mineiro.
Além dessas obras, há ainda o Anel Viário de Contorno Norte da RMBH, conhecido como Rodoanel, já com licença prévia – LP e de instalação - LI do Conselho Estadual de Política Ambiental – Copam; o Centro Administrativo do Estado de Minas Gerais, que também tem LP e LI do Copam; um Pólo de Microeletrônica que pode ser instalado em Lagoa Santa.
Por causa do risco de destruição de todo o patrimônio da região, a Amda exige do poder público a proteção da área cárstica, através de medidas que impeçam a ocupação desordenada. Nessa luta pela preservação, a entidade sugeriu uma série de condicionantes ambientais para os processos de licenciamento citados que foram aceitas pelo Copam. Dentre elas, está a elaboração e implantação do Sistema de Áreas Protegidas - SAP, que deverá englobar unidades de conservação de proteção integral, como o Parque do Sumidouro, e áreas particulares, como reservas legais - RLs e áreas de preservação permanente - APPs.
Luta pela preservação
A Amda atua, em parceria com outras entidades ambientalistas e de moradores, na preservação do patrimônio natural da área cárstica de Lagoa Santa. A entidade não é contrária a instalação dos empreendimentos anunciados pelo Estado de Minas Gerais, bem como grande parte dos outros, privados, mas defende que ela seja feita com critérios que permitam a manutenção dos tesouros existentes na região.A ONG cobra medidas dos órgãos públicos de meio ambiente do estado para que a ocupação da região e de seu entorno seja estudada, de forma que possibilite a manutenção das riquezas da biodiversidade, antropologia, arqueologia e espeleologia do local.
Notícias
Por causa do interesse da Amda, o Portal da entidade veicula muitas notícias sobre suas ações para proteger a região, e sobre acontecimentos locais.
Abaixo, estão links para as notícias. Clique e se informe!
14/01/2008 - Parque na Grande BH depende de apoio dinamarquês
22/01/2008 - Amda protesta contra não cumprimento de compromissos do Estado para área cárstica de Lagoa Santa
18/02/2008 - Amda e Manuelzão alertam Embaixada da Dinamarca sobre risco de destruição da região cárstica de Lagoa Santa
02/04/2008 - Ambientalistas denunciam atraso na aplicação de medidas de proteção da área carste de Lagoa Santa
03/04/2008 - Conselho da APA Carste Lagoa Santa discute nova proposta de alteração de Área de Proteção Especial Confins
04/04/2008 - Amda solicita audiência pública para discutir descumprimento de condicionantes ambientais do Governo de Minas na área cárstica de Lagoa Santa
08/04/2008 - Conselho da APA Carte Lagoa Santa não vota proposta de alteração em área de proteção especial
09/04/2008 - Deputados aprovam requerimento de audiência pública para debater impactos ambientais no Vetor Norte da RMBH
10/04/2008 - Amda cobra suspensão temporária de concessão de licenças ambientais na área cárstica de Lagoa Santa
16/04/2008 - Bate-Papo no Sisema discute Zoneamento Ecológico-Econômico e problemas em sua implantação
20/05/2008 - Proteção ambiental para Vetor Norte da RMBH será debatida em audiência públicaLeia aqui notícias de 2007 sobre a região cárstica de Lagoa Santa, e aqui, as de 2006.Créditos das imagensCerca Grande - Álisson CoutinhoPoções e Ballet - José de Castro Procópio

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br