Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de maio de 2009

CANOAS (RS) - "PROJETO ARROIO ARAÇA" - UM EXEMPLO A SER SEGUIDO


Projeto Ambiental ARROIO ARAÇÁ: NOSSO RIO GURI

Objetivo: Divulgar a importância sociocultural e ecológica do Arroio Araçá realizando um trabalho transdisciplinar com a escolas com apoio da comunidade, das Secretarias Municipais, incentivando a população para participação nos programas e políticas públicas, visando o cuidado e preservação do meio ambiente na busca da sustentabilidade.

Para contatar ou ver as fotos do movimento acessar:

1.1.1 Endereço eletrônico
arroioaraca@terra.com.br

1.1.2 fotos no PICASA
http://picasaweb.google.com/arroioaracacanoas%20

1.1.3 Site do apoiador CEUCAB/RS Unidade Canoas
http://www.ceucabrscanoas.com.br/documents/blog_1.php%20

1.1.4 Site do apoiador Araucária - ONG
http://www.opaaraucaria.org.br/

1.1.5 comunidades no orkut:
Arroio Araçá 'preciso de amigos' - fotos e mensagens
Arroio Araçá: Nosso Rio Guri - fórum e eventos

Cidade onde é desenvolvida a iniciativa:
Canoas/RS


O Arroio Araçá atravessa a cidade de Canoas cruzando a BR116 e a linha do Trensurb. A cerca de 600 metros de sua foz é captada a água para ser tratada pela CORSAN.


CARACTERÍSTICAS
População: 329.175 habitantes
Expectativa de vida: 71,4 anos
Taxa de analfabetismo: 4,36%
Mortalidade infantil: 12,67 por mil nascidos vivos
Possui o segundo maior PIB do estado e é a segunda em retorno de ICMS.

Canoas, de acordo com a Fundação de Economia e Estatística do RS, possui a terceira melhor qualidade de vida do Rio Grande do Sul. Devido ao grande número de indústrias, entre elas a Refap, Agco, Springer Carrier, entre outras, possui um alto nível de desenvolvimento e geração de renda.


Outro destaque é o acesso à educação, sendo que na cidade existem três grandes universidades: Ulbra, Unilasalle e Uniritter. Contudo, mesmo com o crescimento, existe no município uma grande desigualdade social, decorrente da falta de empregos de boa parte da população, principalmente a mais carente que, por visualizar melhores perspectivas de vida, migra de outras cidades para o município.

Canoas está localizada no ponto final de duas bacias hidrográficas: dos rios Gravataí e Sinos, e ambos têm sido notícia freqüente nos últimos tempos pela poluição e contaminação. Tendo uma importante participação no ecossistema da região, os rios que circundam Canoas recebem a contribuição das águas dos arroios que fazem divisas com os municípios vizinhos. Ainda há o arroio Araçá que é totalmente canoense, nasce na Fazenda Guajuviras e atravessa a cidade, desembocando no Arroio das Garças.


Qual a função e a importância dos arroios?
Eles que passam por entre as cidades e estão diretamente ligados ao dia-a-dia das populações, que muitas vezes não sabem que deles dependem. Em reportagem de 0utubro de 2006 no jornal da cidade (Diário de Canoas – Geral, pg.20) verifica-se que estudos do Projeto Monalisa (plano estadual de mobilização para o cuidado com as águas que restam) denunciam descaso com os arroios. Eles, que são as artérias produtoras de águas que contribuem para a formação dos rios, têm ficado em último plano de atenção, pois o impacto dos resultados da poluição e da contaminação tem se mostrado a partir de onde desembocam.


A bacia hidrográfica do Arroio Araçá originalmente abarcava cerca de 10% da região de Canoas. Fala-se originalmente porque, com o processo de urbanização, o arroio Araçá veio sofrendo vários impactos. O aterro nos terrenos alagadiços em seu entorno para composição de loteamentos, a alteração de seu percurso e canalização em alguns trechos, vem reduzindo a produção e vazão da água.


Além disso, ao longo de sua bacia foram sendo construídos cemitérios, hospital, postos de combustíveis, postos de lavagem, oficinas de pintura, áreas de cultura hortigranjeira e etc., cujo risco da falta de gerenciamento ecologicamente seguro pode acarretar em alta contaminação. Ele ainda recebe contribuição de esgoto, pois Canoas possui rede mista (pluvial e cloacal), quando o ideal seria receber somente as águas da chuva por rede pluvial, separada da rede de esgoto.


Com o investimento do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento serão implantadas novas redes e ramais de esgotos e espera-se que este problema comece a ser revertido. Em várias partes, ao longo do Araçá, também, encontramos invasão e construções irregulares que não obedecem aos limites legais de 30 metros a partir de sua margem, despejando seu esgoto doméstico e dejetos diretamente nas águas.


Nos novos loteamentos podemos observar o depósito de restos de materiais de construção na margem e dentro deste arroio, poluindo e destruindo inclusive a mata ciliar que resta. Com o mau cheiro e triste visual a população tem acreditado que o Araçá é um ‘valão’ que o setor público deve fechar. Se tratarmos assim todos os arroios, em alguns anos, teremos, também, que canalizar os rios. A água deste arroio também chega em nossas torneiras, pois um dos pontos de bombeamento e coleta (ETA – Estação de Tratamento de Água) fica a cerca de 500 metros de onde desemboca o Araçá.

Em 2005 iniciou-se um movimento no Residencial Hércules, Bairro Estância Velha, para conhecimento e defesa deste manancial que culminou no que, hoje, é o Projeto Ambiental Arroio Araçá: Nosso Rio Guri, inspirado na poesia ‘Arroios’ de Mario Quintana.

Os arroios são rios guris...

Vão pulando e cantando dentre as pedras.

Fazem borbulhas d'água no caminho: bonito!

Dão vau aos burricos, curiosos das pernas das belas morenas.
E às vezes vão às belas morenas,

tão devagar que conhecem o cheiro e a cor das flores
que se debruçam sobre eles nos matos

que atravessam e onde parece quererem sestear.
Às vezes uma asa branca roça-os,

súbita emoção como a nossa se recebêssemos

o miraculoso encontrão de um Anjo...

Mas nem nós nem os rios sabemos nada disso.

Os rios tresandam óleo e alcatrão e refletem,

em vez de estrelas,

os letreiros das firmas que transportam utilidades.
Que pena me dão os arroios,

os inocentes arroios...

(Mário Quintana)

Fonte: Profª Maria Inês Pacheco - Articuladora do Projeto

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

3 comentários:

  1. Boa Tarde!

    Eu gostaria de saber se onde havia uma fonte de água,um arroio, pode ser aterrado. Pois aqui no bairro Estância Velha em Canoas isto esta acontecendo a máquina trabalha direto com a finalidade de tampar o mesmo. Este fica localizado atrás do condominio do Colégio Planalto Canoense. Este fica dentro de uma antiga fazenda.
    Desde já agradeço ha informação e se puderem fazer alguma coisa agradeço, pois hoje sou doente e não tenho saúde para brigar pelo mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!

    Para complementar o meu pedido informo que a vertente fica dentro da antiga fazenda da portuguesa, e já foi destruido tantos lugares, por aqui eu me lembro que quando criança meu pai nos trazia de carroça para tomar banho, agora tudo é asfalto e querem destruir essa vertente, tão perto de nós.

    ResponderExcluir
  3. A denuncua é grave, mas fica dificil se o amigo não informar pelo menos seu nome e seu e-mail que podem ser enviados para prof.jarmuth@sosriosdobrasil.org

    Envie sua denuncia ao pessoal da Organização de Preservação Ambiental Araucária e do Projeto Arroi Araça solicitando a ajuda deles.

    Sugiro visitar o site: http://www.opaaraucaria.org.br/ e fazer contato com os mesmos para que possa ajudá-los.

    ResponderExcluir

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br