Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

26 de maio de 2009

ESPECIALISTAS DISCUTEM CONSTRUÇÃO DE GRANDES BARRAGENS E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

23º Congresso Internacional sobre Grandes Barragens - Brasília

Especialistas estarão reunidos até a próxima sexta-feira (29), em Brasília, para discutir formas de construir barragens de maneira sustentável, no 23º Congresso Internacional sobre Grandes Barragens.Estarão em debate a energia elétrica, o assoreamento em reservatórios, além de melhorias e segurança nas barragens.
*
O congresso é organizado pela organização não-governamental internacional Comitê Internacional de Grandes Barragens (ICOLD), uma instituição, com comitês em vários países, que promove estudos sobre barragens de grande porte.Edilberto Muerer, presidente do Comitê Brasileiro de Barragens – ligado à ONG – explicou que o objetivo do evento é promover a troca de experiências entre os vários especialistas da área.“O que se espera obter desse evento é um grande intercâmbio tecnológico entre os técnicos de vários países aqui presentes, discutindo cada um dos temas e obtendo informações que serão passadas para outros técnicos”, disse.
*
O engenheiro da Agência Nacional de Águas (ANA) e membro do comitê brasileiro, Rogério Menescal, disse que hoje é possível construir grandes barragens sem agredir fortemente o meio ambiente e sem causar tantos problemas para as populações que vivem próximas ao local do empreendimento.“É uma obra, é uma intervenção física.
*
Há um impacto visível e isso não pode ser omitido, mas as ações mitigadoras compensam esse impacto e, em alguns casos, acabam revertendo os impactos negativos para um impacto positivo porque vai haver melhoria da qualidade de vida das populações”, afirmou Menescal.
*
De acordo com o engenheiro, entre os exemplos de ações mitigadoras, pode-se citar a destinação de parte do terreno próximo ao reservatório para a criação de uma reserva de área ambiental; a construção de escadas de peixes para que espécies migratórias subam o rio em determinada época do ano; além de medidas de apoio social às comunidades que vão continuar na região. (Fonte: Roberta Lopes/ Agência Brasil)

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br