Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

28 de maio de 2009

EVENTO RECICLA RIO - DIA 04 DE JUNHO - RJ


Dia: 04 de Junho 2009
Local: Central do Brasil
Horário: 09 às 14 horas

Lançamento do Projeto
A SuperVia em Parceria com a Rede Nacional do PROVE, irá comemorar o Dia do Meio Ambiente no dia 04/06/2009 com o lançamento do Projeto “Recicla Rio”.

Esse projeto vai beneficiar inúmeras cooperativas no Estado do Rio de Janeiro através da coleta seletiva de empresas privadas e públicas e qualquer cidadão comum que queira contribuir com essa iniciativa.

O objetivo desse trabalho é sensibilizar a população do Rio de Janeiro a reciclar o “lixo” e o óleo de cozinha usado, doando para as cooperativas que compõem a Rede Nacional do PROVE.

A Rede Nacional do Prove nasceu da articulação das cooperativas de materiais recicláveis que compõem o PROVE, que é um Programa de Reaproveitamento de Óleo Vegetal Residual do Estado do Rio de Janeiro, criado pela Secretaria do Ambiente, na gestão do Sr. Carlos Minc, atual Ministro do Meio Ambiente, inicialmente com a parceria da Usina de Manguinhos, a Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP\COPPE\UFRJ), a Federação das Cooperativas de Catadores de Materiais Recicláveis (FEBRACOM), o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e RICAMARE (Rede Independente de Catadores de Materiais Recicláveis do Estado Rio).

A coleta seletiva deste material otimiza o reaproveitamento do óleo vegetal residual na produção de biodiesel evitando, assim, seu desperdício. O óleo de cozinha, quando não pode mais ser aproveitado, se for jogado na rede de esgoto, além de poluir os rios, baías e oceano interferindo no equilíbrio desses ecossistemas, também causa o entupimento das tubulações, aumentando os custos de manutenção.

Quando reaproveitado na produção de combustível, o óleo contribui para a geração de energia limpa. Além do cunho ambiental e energético, o PROVE é também um projeto social, pois insere cooperativas populares de catadores de materiais recicláveis na cadeia produtiva.

Esse evento irá promover o lançamento do Projeto “Recicla Rio” – uma parceria da Supervia com a Rede Nacional do Prove e a divulgação das cooperativas de materiais recicláveis que compõem a Rede afim de incentivar a população do Rio de Janeiro e empresas a separar e descartar de forma correta os resíduos gerados, oferecendo oportunidade de trabalho e renda através da reciclagem a diversos catadores.

Informações sobre o “Evento Recicla Rio”

O evento Recicla Rio será realizado no dia 4/6/2009 das 09h às 14h na Estação Central do Brasil em comemoração ao dia do Meio Ambiente e ao lançamento do Projeto “Recicla Rio” – uma parceria da Supervia com a Rede Nacional do Prove.

Esse evento irá convocar toda população do Estado do Rio de Janeiro a participar do projeto fazendo a doação dos seus recicláveis através das cooperativas de catadores de materiais recicláveis que compõem a Rede Nacional do PROVE e terão seus nomes e endereços divulgados através de folhetos para facilitar essa ação.

Será disponibilizado um telefone da Rede Nacional PROVE para agendar a coleta dos recicláveis em condomínios, edifícios, ruas, bairros comunidades, e da SuperVia para dar maiores informações sobre o descarte adequado dos resíduos.

­Benefícios Sociais
O cooperativismo popular é uma estratégia de geração de trabalho e renda para populações excluídas do mercado formal de trabalho. Através da autogestão e da solidariedade, milhares de trabalhadores encontram nas cooperativas uma forma de confirmarem sua cidadania.
Com a Rede Nacional do PROVE as ações dessas cooperativas vêm se potencializando, já que a coleta do óleo residual e coleta de recicláveis viabilizam a inserção dos catadores na cadeia produtiva, funcionando como uma nova fonte de renda para elas.
As cooperativas envolvidas na Rede Nacional do PROVE irão atuar na coleta do óleo vegetal residual para produção de biodiesel e, sabão. Já os outros resíduos sólidos depois de selecionado de acordo com a sua categoria serão reciclado e transformados em um novo produto.
A preocupação ambiental com a reciclagem do óleo vegetal residual e dos outros resíduos sólidos possível de reciclagem consiste em diminuir a quantidade desses resíduos descartado in natura na rede pública, rios, lagos, oceanos e no solo e perda de matéria prima em aterros sanitários. Apenas no estado do Rio de Janeiro são despejados de 19 a 27 milhões de litros de óleo por ano em nossas vias marinhas.
Considerando que um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água, pode­se ter uma noção da gravidade da situação. O Projeto “Recicla Rio” estima auxiliar na renda de cerca de 1.000 famílias somente com a reciclagem dos resíduos sólidos e do óleo de cozinha usado.
Benefícios Ambientais Reciclar
Significa transformar materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificaram os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra. A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis.
O crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo. No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas e resgate da cidadania.
Os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel, papelão e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção. Outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já é uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.
Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas. Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades.
Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, têm encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta­se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, os alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo. Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece.
O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura. Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter, muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta e você não pode estar fora dessa realidade.
Exemplos de Produtos Recicláveis ­Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro. ­
Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel. ­Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
­Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos plásticos, embalagens e sacolas de supermercado.
Benefícios Energéticos
Quanto à questão de energia, o objetivo do Projeto “Recicla Rio” é o reaproveitamento do óleo na produção do biodiesel e na reciclagem para economia de energia. *
O biodiesel é um combustível biodegradável derivado de fontes renováveis, que pode ser obtido por diferentes processos e pode ser produzido a partir de gorduras animais ou de óleos vegetais tais como o da mamona, do dendê (palma), do girassol, do babaçu, do amendoim, do pinhão, da soja entre outros.
O biodiesel substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores ciclodiesel automotivos (de caminhões, tratores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Além da glicerina, a cadeia produtiva do biodiesel gera uma série de outros co­produtos (torta, farelo etc.) que podem agregar valor e se constituir em outras fontes de renda importantes para os produtores.
A Reciclagem de 28 toneladas de papel evita­se o corte de 1 hectare de floresta. Uma tonelada de papel reciclável evita­se o corte de 30 de árvores. Uma tonelada de papel novo precisa de 50 a 60 eucaliptos, 100 mil litros de água e 5 mil KW/h de energia Uma tonelada de papel reciclado precisa de 1.200 Kg de papel velho, 2 mil litros de água e 1.000 a 2.500 KW/h de energia.
Com a produção de papel reciclado evita­se a utilização de processos químicos evitando­se a poluição ambiental: reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água. A reciclagem de uma tonelada de jornais evita a emissão de 2,5 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera
O papel jornal produzido a partir das aparas requer 25% a 60% menos energia elétrica que a necessária para obter papel da polpa da madeira. O papel feito com material reciclado reduz em 74% os poluentes liberados no ar e em 35% os despejados na água, além de reduzir a necessidade de derrubar árvores.
O vidro é 100% reciclável, portanto não é lixo. 1 kg de vidro reciclado produz 1 kg de vidro novo. As propriedades do vidro se mantêm mesmo após sucessivos processos de reciclagem. Ao contrário do papel, que vai perdendo qualidade ao longo de algumas reciclagens.
O vidro não pode ser degradado facilmente, então não deve ser despejado no solo.Para a produção de um material feito de vidro são necessários diversos recursos naturais: areia, barrilha, calcário, carbonato de sódio, cal, dolomita e feldspato, sendo este último um fundente muito raro. A temperatura para fundição é, em média, 1.500ºC, necessitando muita energia e equipamentos especializados. A reciclagem do vidro requer menos temperatura para ser fundido, economizando aproximadamente 70% de energia e permitindo maior durabilidade dos fornos. 1 tonelada de vidro reciclado evita a extração de 1,3 tonelada de areia, economiza 22% no consumo de barrilha (material importado) e 50% no consumo de água.
O plástico é derivado do petróleo, recurso natural não renovável com previsão de esgotamento dentro de 40 anos. A sua reciclagem economiza até 90% de energia e gera mão­de­obra pela implantação de pequenas e médias indústrias. 100 toneladas de plástico reciclado evita a extração de 1 tonelada de petróleo.
A matéria prima requer exploração, processos tecnológicos sofisticados e altos custos energético, econômico e ambiental para a produção de metal. A reciclagem de 1 tonelada de aço economiza 1.140 Kg de minério de ferro, 155 Kg de carvão e 18 Kg de cal.
Na reciclagem de 1 tonelada de alumínio economiza­se 95% de energia (são 17.600kwh para fabricar alumínio a partir de matéria prima virgem contra 750kwh a partir de alumínio reciclado), 5 toneladas de bauxita e evita­se a poluição causada pelo processo convencional: redução de 85% da poluição do ar e 76% do consumo de água. Uma tonelada de latinhas de alumínio se for recicladas, economizam 200 m3 de aterros sanitários. 64% das latas no Brasil (1,7 bilhão de unidades) são recicladas, superando os índices de países como o Japão, Inglaterra, Alemanha, Itália, Espanha e Portugal. Entretanto, este número pode chegar próximo a 100% dependendo de suas atitudes!
A palavra reciclar (segundo o dicionário) também tem o significado de atualização científica, pedagógica, profissional, etc. por meio de formação complementar. Isto significa que a reciclagem deve se dar também no âmbito pessoal de cada indivíduo, para que, entre outras coisas, seja possível melhorar a sua qualidade de vida. Reciclando nossos resíduos e mais as nossas atitudes, a preservação da VIDA será alcançada mais facilmente!
A reciclagem contribui para:
Redução da exploração dos recursos naturaisRedução no consumo de energia
Redução da poluição do solo, da água e do ar
Prolonga a vida útil dos aterros sanitários
Possibilita a reciclagem de materiais que iriam para o lixo
Redução dos custos da produção, através do uso de matéria prima proveniente da reciclagem
Diminui o desperdícioDiminui os gastos com a limpeza urbana
Gera emprego e renda pela comercialização dos recicláveis
Conclusão
Esse projeto irá favorecer o Rio de Janeiro através do descarte consciente. Todos serão beneficiados já que todo o material reciclado será transformado e inserido novamente como matéria prima no mercado. A economia de energia vai refletir também nesse projeto e várias famílias poderão ter a oportunidade de crescer com o lucro da reciclagem.
A SuperVia doou a Rede Nacional do PROVE um galpão localizado em Cascadura para construção do 1º Pólo do Parque Tecnológico de Reciclagem do ITCP/COPPE/UFRJ, em parceria com a Rede Nacional do PROVE e apoio da Universidade Gama Filho para beneficiamento dos materiais recicláveis. O espaço será também um local pioneiro para capacitação e formação profissional dos catadores de materiais recicláveis, também em parceria com UFRJ, Gama Filho, UERJ e o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis – Rio de Janeiro.

Fonte:
Instituto Ambiental Reciclar

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br