Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de maio de 2009

HOJE, 22 DE MAIO, É O DIA INTERNACIONAL DA BIODIVERSIDADE

Arte e Cartaz do site Qiosque Azul

Dia Internacional da biodiversidade lembra os riscos das espécies invasoras

Danielle Jordan / AmbienteBrasil - 22/05/2009

O risco das espécies invasoras é lembrado hoje (22) no Dia Internacional da Biodiversidade. São consideradas invasoras aquelas espécies que não são típicas do ecossistema e podem afetar e até ameaçar a continuidade das espécies locais.

Um levantamento realizado em 2007, divulgado pelo Ministério do Meio Ambiente apresenta mais de 600 espécies invasoras, que podem causar prejuízos tanto aos ecossistemas naturais quanto à saúde humana.

De acordo com o engenheiro florestal e analista de projetos ambientais da Fundação O Boticário, Gustavo Gatti, estudos e pesquisas sobre comportamento, controle e manejo das espécies invasoras são fundamentais para a manutenção da biodiversidade e conservação da natureza. “Pela capacidade de adaptação que possuem e pela falta de predadores naturais, as espécies invasoras se alastram com facilidade, interferindo diretamente nos ambientes naturais onde foram introduzidas”, diz.

No Paraná será lançado hoje o Programa Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, que envolve todas as iniciativas que estão sendo executadas desde 2005. O Programa vai atuar na prevenção, controle, monitoramento, capacitação técnica, informação, bases legais e políticas públicas relacionadas às espécies exóticas. A portaria 192/2005 do Instituto Ambiental do Paraná regulamenta a retirada destas espécies de Unidades de Conservação.

Programação

Em Porto Alegre (RS) no Largo Glênio Peres, praça em frente ao Mercado Público, no centro, será realizada a 3ª edição da Festa da Biodiversidade, das 8h às 19h. Diversas entidades e grupos culturais e ambientais da cidade, entre elas o – Instituto gaúcho de Estudos Ambientais – que vai disponibilizar material e informação sobre as ações que vem desenvolvendo em seus 10 anos de história.

Em Curitiba (PR), alunos das escolas municipais vão plantar mudas de árvores nativas no Parque Barigui, um dos mais importantes da capital paranaense. A ação faz parte do movimento internacional Onda Verde (The Green Wave), em que crianças de todo mundo farão o plantio de árvores em diversos países. A programação tem início às 14h, no Salão de Atos do parque, na ocasião o contador de histórias Carlos Carlos Daitschman contará uma história sobre espécies exóticas invasoras.

Dia Internacional da Biodiversidade
Dia 22 de Maio é dia internacional da biodiversidade. A biodiversidade é o termo utilizado para definir a variabilidade de organismos vivos, flora, fauna, fungos macroscópicos e microorganismos, abrangendo a diversidade de genes e de populações de uma espécie, a diversidade de espécies, a diversidade de interações entre espécies e a diversidade de ecossistemas. Saiba Mais clicando aqui.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br