Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

27 de maio de 2009

INPE E SOS MATA ATLÂNTICA DENUNCIAM: DESMATAMENTO DE MAIS DE 100 MIL HECTARES DE COBERTURA FLORESTAL NATIVA

A devastação da mata atlântica - CRV Educação - MG.Gov

No dia da Mata Atlântica poucos motivos para comemorar – redução do bioma é de quase 8%

Danielle Jordan / AmbienteBrasil

Dados divulgados pela Fundação SOS Mata Atlântica e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, INPE, revelam que de 2005 a 2008 foram desmatados pelo menos 102.938 hectares de cobertura florestal nativa, o equivalente a dois terços do tamanho da cidade de São Paulo.

A diretora de Gestão do Conhecimento e coordenadora do “Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica” pela SOS Mata Atlântica, Marcia Hirota, alerta para a necessidade urgente de atuação efetiva do poder público para frear o desmatamento. “É uma questão de sobrevivência dos 112 milhões de habitantes do bioma proteger tudo o que resta de floresta original, por isso agora passaremos a divulgar os dados de dois em dois anos”, disse em entrevista coletiva online.

A média anual de desflorestamento nos dez estados avaliados é de 34.121 hectares, valor próximo ao identificado no período de 2000-2005, que foi de 34.965 hectares de desflorestamento/ano. Minas Gerais, Santa Catarina e Bahia são considerados os estados mais críticos, seguidos do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás e Espírito Santo.

Foi realizado ainda um levantamento por municípios apontando quais regiões precisam de mais atenção e um ranking dos municípios com vegetação nativa da Mata Atlântica. Os dados podem ser acessados gratuitamente nos endereços: http://www.sosma.org.br/ e http://www.inpe.br/.

Cartilha

No último sábado (23), o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou que será preparada uma cartilha com informações sobre a Lei e o Decreto da Mata Atlântica. "A legislação prevê vários tipos de ocupação e exploração econômica possíveis na Mata Atlântica, mas quase ninguém sabe disso. Os ruralistas estão inventando que vamos derrubar as macieiras e as parreiras das encostas, que vamos expulsar famílias de agricultores e outras barbaridades e com isso conseguindo apoio para defender seus interesses particulares”, disse na ocasião.

Comemorações

Será lançado hoje o livro "Estratégias e ações de conservação da biodiversidade no Estado do Rio de Janeiro" por Pesquisadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e do Instituto Biomas, em parceria com a Embrapa, o CEPERJ e o Instituto BioAtlântica, e com apoio da Conservação Internacional. Durante o evento será divulgada ainda a Lista de Espécies Exóticas Invasoras do Estado do RJ e assinada a adesão ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica. O lançamento acontece às 10h30 no Espaço Cultural Tom Jobim do Jd. Botanico, que fica na Rua Jd. Botânico, 1008 - Rio de Janeiro.

Na Bahia, o Projeto Corredores Ecológicos (PCE) e o Comitê Estadual da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (CE RBMA) promovem palestras e mesas redondas no Ed. Casa do Comércio, auditório Cesec 1 e 2, das 8h30 as 17h30, para comemorar a data. Na ocasião instituições voltadas à preservação também aderem ao Pacto pela Restauração da Mata Atlântica.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br