Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

17 de junho de 2009

FUNAI E HAY DENUNCIAM GARIMPO ILEGAL E FALTA DE FISCALIZAÇÃO DA POLÍCIA FEDERAL


Rio Uraricuera - nasce na Venezuela e percorre 700Km, formando o rio Branco em Roraima (foto Leonardo)


Ref.: Rio Uraricuera e Igarapé Aracaça (RR)

TERRA INDÍGENA YANOMAMI
Índios voltam a denunciar garimpo ilegal


Nova denúncia feita pela Hutukara Associação Yanomami (HAY) à Fundação Nacional do Índio (Funai) aponta crescimento de atividades garimpeiras na terra indígena Yanomami, a noroeste de Roraima.

Nos últimos meses, as denúncias da entidade têm sido constantes. Os índios dizem temer que a exploração mineral registrada atualmente na reserva se iguale ao que fora registrado na década de 80, quando cerca de 45 mil garimpeiros atuavam ilegalmente na região. A presença deles resultou em mortes, epidemias e degradação ambiental.

Em documento enviado à Funai, a entidade relata o que vem ocorrendo. “Os parentes nos falam por radiofonia e através de cartas que estão com medo porque aumentou muito o barulho de aviões, helicópteros e motores nas proximidades das comunidades. Em alguns lugares, como no Paapiú, os garimpeiros se aproximam das comunidades para tentar comprar nossa comida e nos convidando para trabalhar", diz o documento.

A Hutukara também denuncia suposto aumento da atividade que financia o garimpo na Capital. “Em Boa Vista aumentou o número dos comércios que vendem material para garimpo e também as casas de compra de ouro e diamantes. O ouro voltou a ser moeda nas lojas do Centro da cidade de Boa Vista".

A Hutukara criticou as ações fiscalizadoras da Polícia Federal e da Funai, que segundo ela, não reduzem a atividade ilegal, e pediu providência urgente.

Apesar das denúncias, PF diz que vem fazendo apreensão de material de garimpo, como mostra na foto ANDREZZA TRAJANO


POLÍCIA FEDERAL

O titular da Delegacia de Combate aos Crimes Contra o Meio Ambiente (Delemaph), delegado Alan Gonçalves, rebateu as acusações feitas pela Hutukara de que as fiscalizações da instituição são falhas.

Ele citou algumas ações recentes realizadas na terra indígena Yanomami e também em Boa Vista, que contribuíram, conforme ele, com a diminuição da garimpagem ilegal na reserva.

No ano passado, a Delemaph apreendeu diamantes no posto da PF em Bonfim avaliados em R$ 6 milhões e em outra operação, também na mesma localidade, apreendeu 600 quilos de mercúrio que estavam sendo levados para garimpos tanto no Estado quanto no Amazonas e Pará. A quantidade recolhida da substância é suficiente para separar três toneladas de ouro.

“O combate ao garimpo não se dá apenas na selva, mas também na cidade, agindo contra os financiadores. Durante a Operação Êxodus prendemos diamantários e compradores de ouro. E no início do ano prendemos os cinco garimpeiros que mataram o líder Ye’kuana da comunidade de Uaicás, Luiz Carter, evitando que o crime ficasse impune e que novos garimpos fossem abertos por eles”, destacou o delegado, que reforçou que as ações de combate a garimpos em territórios indígenas vão continuar. Fonte: Jornal Folha de Boa Vista/ISAmbiental

VEJA MAIS:


*Cachoeiras do rio Uraricoera:
Maior formador da Bacia do rio Branco, é bastante acidentado e encachoeirado, o que proporciona um alto potencial para a prática de ecoturismo, canoagem e aventura. Este rio está situado na sua totalidade, dentro do território nacional, deságua no rio Branco formando um “Y” invertido com este rio e o rio Tacutú.
Cachoeiras: Cajuna, Cusali, Açaí, Bigati, Landau, Pacoman, Cigarra, Filhotes, Sebática. É importante destacar que a 2 m da confluência do rio Uraricoera e o rio Branco, encontra-se a queda d’água Purumane, com 32 m de altura, sendo uma das mais espetacular do Estado.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br