Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

22 de junho de 2009

LEI DO CÓDIGO AMBIENTAL DE SC, QUE COLOCA EM RISCO AS MATAS CILIARES, É CONSTESTADA NO STF

Foto do rio Canhanduba Itajaí (SC) - assoreado pela destruição da mata ciliar

Novo código ambiental de SC é questionado no Supremo

Folha de S. Paulo - 20/06/2009

A Procuradoria Geral da República ajuizou nesta semana uma ação direta de inconstitucionalidade no STF (Supremo Tribunal Federal) para pedir impugnação a disposições do novo código ambiental de Santa Catarina, aprovado em abril.

A lei estadual, que recebeu amplo apoio dos agricultores e objeção de ambientalistas, prevê, por exemplo, a redução da faixa de preservação ao longo de rios de 30 metros (como determina legislação federal) para até 5 metros.

De acordo com a Procuradoria Geral, "a lei subverte regras e princípios gerais, de observância obrigatória", estabelecidos pela União para proteger o meio ambiente.Ambientalistas entendem que a nova regulamentação, além de colocar em risco matas ciliares, pode contribuir para enchentes e soterramentos, como os que mataram 135 pessoas em 2008.

O procurador-geral da República, Antonio Fernando Souza, concorda. Segundo ele, o Estado possui características geográficas e hidrográficas que, combinadas com certas condições climáticas, são altamente propícias a inundações."A redução no grau de proteção ao meio ambiente possui, naquelas peculiaridades, impacto tremendo sobre a população", afirma.

A lei catarinense permite o "uso econômico sustentável" das APPs (Áreas de Preservação Permanente, como topos de morro e margens de rios). E o procurador critica o fato de o código ambiental estadual anistiar as benfeitorias construídas em APPs antes da aprovação da lei."Violações a normas de âmbito nacional não podem ser perdoadas e, subsequentemente contornadas pela perpetuação das situações de violação por regras da esfera estadual", argumenta Souza.

Além de causar confusão jurídica, a nova lei gerou disputa entre o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, e o governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB).O ministro ordenou que o Ibama multasse quem não obedecesse à lei nacional. Já o governador afirmou que colocaria a polícia para defender os agricultores -ele argumenta que a lei permite a sobrevivência dos pequenos produtores.(AFRA BALAZINA) - FSP, 20/6, Brasil, p.A8.

INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br