Seguidores do Blog SOS Rios do Brasil

25 de junho de 2009

NÍVEL DO RIO NEGRO ATINGE OS 29,71 METROS, SUPERANDO A MARCA HISTÓRICA DE 1953

Moradora de Manaus atravessa área alagada (Foto: Reprodução/TV Globo)

Nível do Rio Negro atinge marca histórica

O nível do Rio Negro em Manaus atingiu na quarta-feira (24) a marca dos 29,71 metros. Com isso, a cota de 2009 se igualou à maior da história, registrada em 1953 – ano da pior cheia na cidade desde que o Serviço Geológico do Brasil começou a acompanhar o nível do rio, em 1902.

De acordo com a Defesa Civil de Manaus, 11 bairros da cidade sofreram com os alagamentos. Entre eles, está o centro da cidade que teve na terça-feira (23) parte de uma das centenárias e mais movimentadas avenidas, a Eduardo Ribeiro, interditada. O trânsito também está fechado no trecho próximo à alfândega e mais de 10 mil metros de ponte de madeira foram construídos pela Defesa Civil para permitir a circulação de pedestres, segundo a Defesa Civil. O tráfego também sofreu alterações em outras áreas.

Em toda a capital amazonense, mais de 4 mil famílias foram atingidas pela cheia do rio. Os bairros mais afetados são Raimundo e Glória – na zona oeste – e Raiz, na zona sul. Segundo a prefeitura, muitos moradores se recusam a deixar as residências inundadas principalmente porque temem perder a chance de participar do Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim).

O programa é feito pelo governo do Amazonas desde 2003 e promove a retirada coordenada das famílias que vivem à beira dos igarapés. Cada uma dessas famílias pode optar em receber uma indenização para compra de outro imóvel ou mudar conjuntos habitacionais construídos exclusivamente para essas pessoas. A Defesa Civil informou, entretanto, que as famílias não devem ter essa preocupação, considerando a situação de emergência. (Fonte: Amanda Mota/ Agência Brasil)
VEJA O VÍDEO DA GLOBO.COM - G1 NOTÍCIAS
RIO NEGRO E O TEMPO HOJE NO BRASIL - Clique


INSTITUTO SOS RIOS DO BRASIL
Divulgando, Promovendo e Valorizando
quem defende as águas brasileiras!
ÁGUA - QUEM USA, CUIDA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem vindo e deixe aqui seus comentários, idéias, sugestões, propostas e notícias de ações em defesa dos rios, que vc tomou conhecimento.
Seu comentário é muito importante para nosso trabalho!
Querendo uma resposta pessoal, deixe seu e-mail.

A legislação brasileira prevê a possibilidade de se responsabilizar o blogueiro pelo conteúdo do blog, inclusive quanto a comentários. Portanto, não serão publicados comentários que firam a lei e a ética.

Por ser muito antigo, o quadro de comentários do blog ainda apresenta a opção comentar anônimo; mas, com a mudança na legislação,

....... NÃO SERÃO PUBLICADOS COMENTÁRIOS DE ANÔNIMOS....

COMENTÁRIOS ANÔNIMOS, geralmente de incompetentes e covardes, que só querem destruir o trabalho em benefício das comunidades FICAM PROIBIDOS NESTE BLOG.
No "COMENTAR COMO" clique no Nome/URL e coloque seu nome e cidade de origem. Obrigado
AJUDE A SALVAR OS NOSSOS RIOS E MARES!!!

E-mail: sosriosdobrasil@yahoo.com.br